Operação resulta na apreensão de 130 kg de cocaína escondida em casco de navio no Porto de Santos

Droga estava em compartimento secreto abaixo da linha do mar; local só é acessado por mergulhadores

Por: ATribuna.com.br  -  28/01/22  -  09:18
Atualizado em 28/01/22 - 16:01
A droga estava escondida em um compartimento submerso de um navio
A droga estava escondida em um compartimento submerso de um navio   Foto: Divulgação

Cento e trinta quilos de cocaína foram apreendidos nesta quinta-feira (27), no Porto de Santos, durante uma operação realizada por seis instituições. A droga estava escondida em um compartimento submerso de um navio, que tinha como destino a Bélgica – o local só pode ser acessado por mergulhadores.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O entorpecente, embalado e armazenado em três bolsas esportivas, só foi descoberto após “intensa troca de informações” entre Receita Federal, Polícia Federal, 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e a Marinha do Brasil.


De acordo com as instituições, a prática de esconder drogas em navios, abaixo da linha do mar, tem se tornado cada vez mais comum. O nome técnico do compartimento em que os 130 quilos de cocaína estavam armazenados é “sea chest” e só pode ser acessado por mergulhadores.


O trabalho para a localização e remoção das bolsas, inclusive, é bastante difícil no Porto de Santos, devido a pouca visibilidade debaixo d’água. Há, também, o risco de rompimento das sacolas, que pode ocasionar danos ambientais.


Operação apreendeu 130 quilos de cocaína fixada na parte externa do navio
Operação apreendeu 130 quilos de cocaína fixada na parte externa do navio   Foto: Divulgação

Mergulhador preso
No dia 11 de janeiro, o espanhol Joaquin Francisco Gimenez, de 34 anos, foi preso no Porto de Santos pouco antes de mergulhar no mar para fixar a droga no casco de um navio, que também tinha como destino a Europa.


O indivíduo, que estava trajado com roupa de mergulho, era procurado pela Justiça do Espírito Santo (ES) e pela Interpol, a polícia internacional.


Logo A Tribuna
Newsletter