Mulher é presa com mais de 1 tonelada de cocaína em casa no Litoral de SP: apreensão histórica

Segundo Secretaria da Segurança Pública, isso causará prejuízo de meio bilhão ao crime organizado

Por: ATribuna.com.br  -  28/03/24  -  15:49
Entorpecentes estão relacionados ao tráfico internacional de drogas
Entorpecentes estão relacionados ao tráfico internacional de drogas   Foto: Reprodução e Divulgação/ SSP

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreenderam 1.254 tijolos de cocaína em uma casa no bairro Jardim Progresso, em Guarujá, nesta quarta-feira (27). Uma mulher de 25 anos, que estava no local, foi presa. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou que foi uma apreensão 'histórica', que causará um prejuízo de meio bilhão ao crime organizado.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A ação faz parte da Operação Verão. Desde janeiro deste ano, as apurações eram desenvolvidas para identificar um braço do crime organizado atuante no tráfico de drogas na cidade. As investigações surgiram a partir de uma apuração feita por policiais da 1° Delegacia de Investigações sobre Roubo e Latrocínio.


De acordo com a SSP, havia a suspeita de que uma casa na Rua Neide Maria Chaves Fernandes estava sendo utilizada para guardar drogas e armas, que, posteriormente, seriam distribuídos ao crime organizado em território internacional e a diferentes localidades do Litoral Paulista.


Os agentes suspeitavam que a casa ainda servia de ponto de suporte para o transporte do material ilegal, por meio dos canais até o Porto de Santos. Aí, no complexo portuário santista, a partir dos navios, tudo era distribuído para os continentes europeu e asiático. A SSP informou que cada quilo da droga pode custar de US$ 80 mil a US$ 90 mil.


Ao chegar ao local, os investigadores encontraram somente uma mulher, que, somente após os agentes insistirem em questioná-la, cedeu e contou que pessoas desconhecidas, com autorização de seu companheiro, deixaram diversos sacos na parte de trás da casa, dentro do último cômodo.


A equipe policial foi até o local indicado, que estava fechado por tapumes. Depois de afastarem a barreira, os agentes encontraram o espaço cheio de sacos com os tijolos de cocaína. Os policiais também apreenderam dois simulacros de armas e um celular.


A moradora foi presa por tráfico de drogas. A equipe continua as investigações, com o objetivo de localizar o outro morador da casa - o companheiro da mulher que estava na residência.


Logo A Tribuna
Newsletter