Moradores de Praia Grande se revoltam com abordagem da GCM: 'Agressivos e despreparados'; VÍDEO

Prefeitura diz que foram usados os meios necessários para que a Lei fosse cumprida no bairro Jardim Glória

Por: ATribuna.com.br  -  18/06/21  -  14:13
   Um boletim de ocorrência de desacato foi registrado contra os abordados
Um boletim de ocorrência de desacato foi registrado contra os abordados   Foto: Reprodução

Imagens gravadas por moradores do Jardim Glória, em Praia Grande, mostram uma abordagem realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), no final da tarde de quarta-feira (16). O vídeo mostra o momento em que um guarda busca imobilizar pelo pescoço um dos abordados, que tenta resistir, mas um outro agente o segura pelas pernas na tentativa de mantê-lo imóvel.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os vídeos enviados para a nossa redação também mostram a população indignada com o excesso de força utilizado pelos agentes. A vizinhança reclama da 'violência' durante a abordagem e revela que um dos guardas pegou a arma na mão e avançou em direção da população que acompanhava a situação.


A reportagem de ATribuna.com.br conversou com o homem de 20 anos que aparece nas imagens sendo imobilizado pelos agentes. Ele, que preferiu não se identificar, contou que tinha ido jogar bola com amigos no Campo do 13 e, que quando retornou para o Jardim Glória, amigos o chamaram para fumar um baseado na esquina onde aconteceu a abordagem; veja no vídeo abaixo



"Do nada veio uma [viatura] Canil da GCM, da Guarda Civil Municipal, e nos abordou. Eles foram agressivos. Aí veio outra equipe, já veio mais agressiva ainda por causa que o guarda disse que já me conhecia. Ele falou que eu tinha xingado a base da GCM deles, mas eu não tinha xingado, eu estava no campo jogando bola", disse.


Ele disse à reportagem que os policiais puxaram ele para trás, enforcaram e jogaram spray de pimenta no rosto dele. "Estava com dois amigos, no momento da abordagem tinha mais um, que correu porque os guardas estavam muito agressivos".


Em seguida, eles [os amigos] foram encaminhados para uma Delegacia no Boqueirão, mas não registraram o caso por lá e foram para a Delegacia no bairro Tupi. "A minha cara estava queimando [por conta do spray de pimenta], aí eu falei 'Sr. minha cara está queimando', comecei a gritar na viatura, aí ele falou 'Tá queimando? Não quero nem saber, vai se f...", contou ele.


O rapaz disse ainda que após prestar depoimento, o guarda questionou se ele tinha falado mal dele para o delegado e fez ameaças: "Se tu falou algo de mim para o delegado, você vai ver, eu vou te pegar", relembrou.


 Disparos foram feitos pelos oficiais para dispersar as pessoas
Disparos foram feitos pelos oficiais para dispersar as pessoas   Foto: Arquivo Pessoal

Ao saírem da Delegacia, por volta das 23h40, ele e os amigos voltaram à pé para o Jardim Glória e no caminho, próximo à uma loja, eles escutaram o barulho de uma moto se aproximando e era o mesmo guarda, que novamente fez ameaças dizendo que se ele ele quiser dar linha nele, ele estava moscando.


"Eu tenho passagem, por isso eles fizeram isso em mim, por causa que eu tenho uns agravantes. [Foram] totalmente despreparados. A abordagem com outros é totalmente diferente", finalizou.


'Revoltante'


A reportagem também conversou com a mãe do homem, que ficou revoltada com a agressividade da abordagem. "É revoltante, a gente mora aqui, a gente paga os impostos, não precisa disso. Por que eles não vão lá pegar os traficantes, os bandidos, os que estão fazendo coisa errada? Agora vai na favela, pega os moleques que estão sentados conversando. É revoltante."


"A gente como mãe não espera isso, [eles] não são santos, a gente sabe que não são santos, mas também não precisa disso, eu até chorei quando vi aquele vídeo, tem vídeo que eu não consigo nem ver. Por mais errado que seja, a gente como mãe não quer ver essas coisas, é bem difícil. É bem complicado pra gente.", contou a mãe dele.


Ela estava trabalhando quando soube da abordagem. "O pessoal começou a me falar que tinham pegado e batido no meu filho. Primeira coisa que veio na minha cabeça é que ele poderia estar machucado."


Boletim de ocorrência


Um boletim de ocorrência de desacato foi registrado contra os abordados. Segundo conta no B.O, os guardas alegam que receberam a informação de que dois indivíduos de bicicleta passaram em frente a base móvel da GCM xingando os guardas.


Ainda de acordo com o B.O, os guardas afirmaram que um dos indivíduos jogaram uma pedra em direção da viatura, mas que acertou um dos guardas, que não se feriu.


O que diz a prefeitura


Em nota, a prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), informa que na quarta-feira (16), a Guarda Civil Municipal (GCM) realizava uma ação no Bairro Glória com foco ao tráfico de entorpecentes e durante uma abordagem passou a ser hostilizada por alguns moradores que não concordavam com a ação e com a condução de dois suspeitos à delegacia para apuração dos fatos.


Ainda de acordo com a prefeitura, diante das circunstâncias, foram usados os meios necessários para que a Lei fosse cumprida. Ninguém ficou ferido e a ocorrência foi apresentada na Delegacia, onde os suspeitos ficaram à disposição da autoridade policial.


Logo A Tribuna
Newsletter