Pedro Melo Junior, Fabíola Freire e Tiago Siqueira foram condenados (Divulgação) Um trio de estelionatários, formado por um casal de Santos e uma pessoa da Capital, foi condenado a três anos, em regime especial aberto, por terem lesado um artista plástico e uma paisagista, causando prejuízo de R\$ 1,4 milhão. A decisão é da juíza Fernanda Helena Benevides Dias, da 10ª Vara do Fórum Criminal de São Paulo. Ainda cabe recurso. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! O caso ocorreu em 2020. O artista plástico Sami Hassan Akl e a esposa, a paisagista Viviane Werdine Bogari, deram o valor em três oportunidades, entre julho e outubro de 2017, por meio de transferências de R\$ 800 mil, R\$ 400 mil e R\$ 200 mil. As vítimas pretendiam viver na Áustria e transferiram o dinheiro confiando em um suposto investimento no exterior. Na ocasião, foi noticiado que, para angariar a confiança das vítimas, o casal denunciado as levou por duas vezes para a Áustria. Ele disse que abriria em Viena uma galeria de artes, onde o artista plástico poderia expor suas obras. A promessa não se concretizou. Vítima do golpe foi o artista plástico Sami Hassan Akl (Arquivo pessoal) De acordo com o portal Vade News, Tiago Carvalho Siqueira e Pedro Rodrigues de Melo Junior são dois dos acusados. A terceira é Fabíola de Almeida Freire, mulher de Tiago, cujo papel seria o de fazer o casal crer que o negócio não oferecia risco. Além disso, a juíza ponderou que “o desconhecimento do paradeiro do dinheiro não impede a responsabilização dos acusados do crime, uma vez que fossem demonstradas as participações deles”. Ainda que exista a possibilidade de recurso, os réus seguem com algumas medidas cautelares, como apreensão dos passaportes e proibição de deixarem o Brasil.