Fuga na Fundação Casa termina com morte de agente no Litoral de São Paulo

Servidores foram amarrados e feitos reféns pelos internos

Por: ATribuna.com.br  -  12/12/22  -  08:35
Atualizado em 12/12/22 - 08:42
Sete adolescentes fugiram da Fundação Casa na noite deste domingo (11)
Sete adolescentes fugiram da Fundação Casa na noite deste domingo (11)   Foto: Adalberto Marques/Arquivo/AT

Um agente socioeducativo, de 45 anos, morreu durante a fuga de sete adolescentes da unidade do Centro de Internação Provisória, Fundação Casa, em Guarujá. Os internos fugiram por volta das 22h20 deste domingo (11).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a Polícia Civil, a PM foi acionada via Copom para atender uma ocorrência de, a princípio, rebelião. No local, foi constatado que tratava-se de uma fuga. Dois agentes da Fundação Casa foram rendidos, esganados e tiveram pés e mãos amarrados com lençóis por dois dos menores infratores.


De acordo com informações do boletim de ocorrência, cerca de 10 internos estavam no quarto se preparando para dormir. Eles aproveitaram a porta do dormitório aberta e renderam os dois agentes.


Um servidor faleceu após sofrer um infarto, segundo as autoridades policiais. Os funcionários tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu e o óbito foi constatado no local pelo Samu. O segundo agente chegou a perder a consciência, mas foi atendido e no momento passa bem.


Em depoimento, um dos agentes explicou que geralmente eles trabalham em três: dois agentes e um coordenador. Um funcionário, porém, está de férias.


A Fundação Casa informou, em nota, que presta solidariedade aos familiares do servidor e que o Judiciário e os familiares dos internos já foram informados sobre a fuga.


A morte do agente é investigada pela Polícia Civil. Uma sindicância foi instaurada pela Corregedoria Geral da Fundação Casa para apurar a ocorrência.


Segundo a PM, que fez patrulhamento pelo local após a fuga, quatro dos sete adolescentes foram vistos nas proximidades de um supermercado atacadista, em um local que dá acesso à Comunidade do Caranguejo. Um deles, de 17 anos, se entregou aos policiais militares após tentar entrar na mata fechada.


Logo A Tribuna
Newsletter