Dupla é presa por desvio de cargas de fertilizantes do Porto de Santos

Ação de policiais da DIG de Santos teve recuperação de 27 toneladas de produtos

Por: Eduardo Velozo Fuccia & Da Redação &  -  04/12/19  -  23:03
Policiais da DIG recuperaram 27 toneladas de fertilizantes
Policiais da DIG recuperaram 27 toneladas de fertilizantes   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prenderam na terça-feira (3) dois homens acusados de desviar cargas do Porto de Santos e recuperaram 27 toneladas de fertilizante.


Os presos são o motorista, de 30 anos, e o seu ajudante, de 61. A detenção ocorreu em um pátio na Rua Marquês de Herval, no Valongo. O local não tem vigilância.


Supervisionados pelo delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira e investigador Paulo Carvalhal, os policiais Alberto Teixeira Filho e Mahui Alonso foram checar denúncia anônima de que criminosos realizavam “cortes” (desvios/furtos) de cargas no pátio.


Conjunto de caminhão Volvo e carreta com 27 toneladas de fertilizante estava no local. Descarregada de um navio que a trouxe do exterior, a carga seria transportada a uma empresa em Cubatão para depois ser enviada ao importador, no município goiano de Catalão.


No trajeto entre o Porto e Cubatão, o caminhão deveria ser pesado em uma balança. Antes de cumprir esse procedimento, motorista e ajudante desviaram a rota e pararam o Volvo no pátio do Valongo para furtar parte da carga.


Os investigadores Teixeira e Mahui apuraram que os acusados costumam adicionar areia à carga para compensar o peso do que foi desviado. Além de burlar a fiscalização na pesagem, a prática compromete a qualidade do produto remanescente na carreta.


Dano ambiental


“As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos nos furtos, esclarecer mais desvios de carga e chegar aos receptadores dos produtos”, declaro Paulo Carvalhal.


No momento do flagrante, dois adolescentes, de 16 e 13 anos, se encontravam no pátio. Eles estavam com mangueira e limpavam a área com água com o objetivo de eliminar vestígios do adubo que caiu no chão.


“Vamos investigar, também, a provável prática de crime ambiental. A água com fertilizante escorria em bueiros que desembocam no canal do estuário. Pode ter ocorrido a poluição do mar”, finalizou Carvalhal.


Polícia investigará crimes ambientais a partir do roubo de fertilizantes
Polícia investigará crimes ambientais a partir do roubo de fertilizantes   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Logo A Tribuna
Newsletter