Câmeras de segurança reduzem roubos e furtos de veículos em Praia Grande

A redução destes delitos no ano de 2020, em comparação com 2019, está projetada para 25,5% (furtos) e 50,1% (roubos)

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  04/11/20  -  10:00
Centro Integrado de Comando de Operações Especiais (Cicoe)
Centro Integrado de Comando de Operações Especiais (Cicoe)   Foto: Carlos Nogueira/AT

As autoridades de segurança pública em Praia Grande comemoram a redução de furtos e roubos de veículos no município. Para elas, a regressão desses indicadores criminais, entre outros, é resultado dos investimentos da cidade em tecnologia, que propiciaram a otimização de recursos humanos e materiais.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A integração cada vez mais acentuada entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) também é apontada como fator a contribuir na diminuição dos furtos e roubos de veículos. A redução destes delitos no ano de 2020, em comparação com 2019, está projetada para 25,5% (furtos) e 50,1% (roubos).


A projeção é da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com base nos casos contabilizados até setembro deste ano. Ainda fora das estatísticas oficiais do Estado, seis roubos de veículos foram registrados em outubro. “Este número era o de apenas um dia, quando a cidade ainda não possuía o monitoramento por câmeras”, frisou Maurício Vieira Izumi.


Titular da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Sesasp) de Praia Grande e coronel da reserva da PM, Izumi informou que o município tem hoje 2.760 câmeras espalhadas por toda a cidade. Boa parte delas está atrelada a softwares que realizam a leitura de placas, identificando veículos de origem criminosa e “dublês” (clonados).


“Praia Grande está na era do policiamento virtual e isso não se aplica apenas aos furtos e roubos de veículos. Em nosso Centro Integrado de Comando de Operações Especiais (Cicoe) é feito o monitoramento das câmeras e as viaturas da GCM não ficam paradas em pontos fixos. Elas reforçam o patrulhamento das ruas”, explicou o secretário.


“Trabalho conjunto”


Comandante do 45º BPM/I, tenente-coronel Renato Paulo Nicolaci Fincatti
Comandante do 45º BPM/I, tenente-coronel Renato Paulo Nicolaci Fincatti   Foto: AT

Comandante do 45º BPM/I, o tenente-coronel Renato Paulo Nicolaci Fincatti acrescentou que os investimentos tecnológicos permitem que se avance no policiamento, priorizando a prevenção com um “trabalho conjunto”. Neste aspecto, o objetivo de recuperar veículos furtados e roubados é superado pela meta de evitar os crimes.


O Cicoe fornece informações em tempo real à PM e à Polícia Civil, mas também elabora relatórios sobre locais e horários de maior incidência criminal, entre outros dados. Tais informações contribuem no esclarecimento de crimes e na responsabilização de seus autores, conforme observou o delegado Sérgio Lemos Nassur, titular de Praia Grande.


Graças às câmeras inteligentes, até um procurado por tráfico internacional de drogas foi capturado no dia 20 de outubro por equipes da GCM. A Polícia Federal soube que ele circularia por Praia Grande em um CrossFox e pediu auxílio. O Cicoe colocou a placa do carro em seu radar, possibilitando a localização do veículo e a prisão do criminoso.


Delegado Sergio Nassur alerta para a prática abusiva de preços em comércios da cidade
Delegado Sergio Nassur alerta para a prática abusiva de preços em comércios da cidade   Foto: Eduardo Velozo Fuccia/AT

Logo A Tribuna
Newsletter