CPFL calculará a energia consumida e não faturada para posterior cobrança dos valores em Santos (Divulgação) A CPFL Piratininga “apagou as luzes” para dois estabelecimentos que vendiam bebidas em Santos, no litoral de São Paulo. Um bar na Vila Mathias e uma adega no Campo Grande foram autuados por furto de energia. Ambos foram periciados pela Polícia Científica e as irregularidades identificadas resultaram no registro de boletins de ocorrência. A empresa calculará a energia consumida e não faturada para posterior cobrança dos valores aos responsáveis. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! No bar, os técnicos encontraram um desvio na caixa de medição, o que impedia o registro correto da energia consumida. A ligação irregular foi desfeita e a instalação, corrigida. Já na adega, o medidor foi manipulado e teve as fases invertidas, prejudicando o funcionamento do aparelho e a aferição do consumo. Além da fraude configurada, isso pode afetar o funcionamento de equipamentos e amplia o risco de choques elétricos. O imóvel ficou desligado para regularização do padrão de entrada. Balanço Nos cinco primeiros meses de 2026, a CPFL Piratininga registrou, apenas em Santos, 540 denúncias sobre possíveis fraudes e furtos de energia. Já foram realizadas 172 inspeções e encontradas 88 irregularidades, com recuperação estimada de cerca de 206 mil kWh de energia. Considerando as cidades atendidas na Baixada Santista, o balanço do período aponta 4.531 denúncias, 1.260 inspeções já realizadas e 811 irregularidades constatadas e recuperação estimada de aproximadamente 1,8 milhão de kWh de energia. O furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro e oferece riscos à segurança da população, podendo causar acidentes, interrupções no fornecimento e sobrecarga na rede elétrica.