Congestionamento no trecho da Rodovia dos Imigrantes dificultou ainda mais a movimentação dos motoristas, que tentavam desviar ou mudar de faixa para escapar da abordagem (Alexsander Ferraz/ AT) Motoristas que subiam a serra pela Rodovia dos Imigrantes, no sentido São Paulo, viveram momentos tensos na tarde deste sábado (26), quando foram surpreendidos por três assaltantes armados no km 58 da via. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! De acordo com relato de uma mulher que presenciou a cena, o trio surgiu do mato e atravessou a rodovia em meio ao congestionamento. Um dos bandidos estava de bicicleta. “Nós estávamos uns três ou quatro carros atrás quando vimos tudo. Eles começaram a abordar os carros, bateram no vidro, um deles estava aparentemente armado. Pegaram celulares, bolsas e outros objetos”, conta a mulher, que preferiu não ser identificada, por questão de segurança. Segundo a testemunha, os criminosos agiram com agressividade. “Eles vinham direto, batiam no vidro, ameaçavam. Um chegou a cair quando um motociclista tentou intervir, mas logo se levantou e correu de volta para o mato”, diz. A mulher relatou que ligou imediatamente para o 190. “A policial ficou na linha comigo durante o tempo todo, pediu informações, perguntou onde eu estava. Só mais à frente consegui ver a placa de quilometragem. Depois de uns cinco minutos, vimos uma viatura da Polícia Militar Rodoviária passando pelo acostamento em sentido contrário”, lembra. A mulher destaca que não conseguiu registrar fotos ou vídeos da ação, pois estava concentrada em acionar as autoridades. “Na hora, só pensei em ligar para a polícia. Foi tudo muito rápido e assustador. A gente fica sem reação”, observa. Congestionamento O congestionamento no trecho dificultou ainda mais a movimentação dos motoristas, que tentavam desviar ou mudar de faixa para escapar da abordagem. “Estava tudo parado. Não tinha como fugir. Eu levei mais de 40 minutos para passar daquele ponto”. Segundo a mulher, os três criminosos eram jovens. Um vestia camiseta branca e seria o que portava a arma, o segundo usava camiseta vermelha e o terceiro estava sem camisa. Eles fugiram por uma área de mata. Posicionamento A Ecovias Imigrantes, concessionária que administra a rodovia, informou que, embora não atue diretamente em ocorrências policiais, mantém colaboração permanente com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), prestando suporte técnico e operacional com foco na preservação da segurança viária no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). "No caso citado, a concessionária acompanhava a condição de tráfego e já havia identificado o congestionamento no trecho, realizando o monitoramento em tempo real por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Durante o período, viaturas da Ecovias circulavam na região, com atuação integrada entre as equipes da concessionária e da PMRv", explicou, em nota. "A Ecovias segue investindo continuamente em tecnologia e inteligência operacional. Em 2024, foram instaladas novas câmeras, elevando para mais de 300 os equipamentos em funcionamento, o que permite o monitoramento constante das condições das rodovias sob concessão", acrescentou. A Tribuna procurou a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) para mais informações, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.