Heavy Metal: Casa de shows é referência no rock santista desde o ínicio da década de 1980

Danceteria foi palco de diversos shows marcantes durante sua curta existência

No início dos anos 1980, os roqueiros da Baixada Santista ganharam uma grande presente. Criada pelo empresário Toninho Campos, a Heavy Metal foi palco de diversos shows marcantes durante sua curta existência.

A danceteria primeiramente funcionou na Avenida Vicente de Carvalho, 18, de frente à orla de Santos. Após o encerramento das atividades, o local ainda se transformou em Planet Z nos anos 1990 e People no início da década de 2000.

Focada justamente em trazer bandas de rock para o povo santista, a casa acabou entrando na rota de turnês de diversas bandas brasileiras que eram referência na época, como Paralamas do Sucesso, Titãs, Kid Abelha, Kid Vinil e Bi-Sex.

O grupo carioca Herva Doce ficou encarregado de cuidar do som na noite de abertura do local. Alguns meses após o "batismo" em Santos, a banda que produziu os hits 'Volta Meu Bem' e 'Não Faz Sentido' abriu o show da banda norte-americana Kiss, no Rio de Janeiro.

Mudanças

Por conta de problemas com a vizinhança, a Heavy Metal se transferiu para o Clube XV - que teve sua sede leiloada recentemente. Contudo, o espaço era pequeno para o tamanho das atrações.

Em 1985, visando o crescimento da demanda, a danceteria foi movida para o Clube Caiçara. Com o tempo a logomarca da Heavy Metal caiu e o espaço recebeu outro nome.

Lembranças

Mesmo fechada desde 1983, a primeira casa da Heavy Metal ainda é lembrada por fãs e também por membros de bandas.

Em entrevista ao Blog n' Roll, Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, falou sobre a danceteria. "Não me lembro exatamente do ano, mas deve ter sido em 1982 e em 1983. Tocamos mais de uma vez lá. Eu soube da Heavy Metal através do rádio, quando estava em férias no litoral. Fui na cara-de-pau até Santos e falei com o dono. Foi uma conversa curiosa, pois eu não fazia ideia de quanto cobrar, ainda éramos amadores".

Outro que tem grandes lembranças da casa é Tony Bellotto, dos Titãs. "Fizemos shows memoráveis no Heavy Metal. Era um lugar agitadíssimo e louco. Na primeira vez em que tocamos lá, antes de fazer sucesso, nos metemos numa briga homérica com alguns surfistas, todo mundo levou muita porrada, foi inesquecível".

Tudo sobre: