Guarda Civil Ambiental devolve um carcará e um urubu-de-cabeça-preta à natureza; vídeo

As aves de rapina foram soltas na Serra do Mar após terminarem o processo de reabilitação

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/11/20  -  14:50

Um carcará e um urubu-de-cabeça-preta foram devolvidos à natureza, pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente, na quarta-feira (04).  As aves de rapina foram soltas na Serra do Mar após terminarem o processo de reabilitação realizado no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços! 


No mesmo dia, a equipe também resgatou uma cobra dormideira em uma residência na Avenida Dona Anita Costa, no Voturuá. A serpente passou por avaliação clínica e foi solta na área de mata do Parque Estadual Xixová-Japuí. 


Espécies  


O urubu-de-cabeça-preta é uma ave pertencente ao grupo dos abutres. É uma das espécies mais frequentemente observadas, devido ao fato de realizar voos planados em correntes térmicas a grandes alturas e por possuir atividade durante todo o dia. 


Já o carcará pertence à família dos falconídeos. Pode ser encontrado em campos naturais, praias, pastagens e centros urbanos. 


A serpente resgatada, por sua vez, também é conhecida como jararaca dormideira. Ela recebe este nome por seus costumes noturnos e temperamento dócil. Apesar de sua coloração lembrar algumas espécies de jararacas, o animal não é peçonhento. 


Com denunciar 


Para denúncias, ou resgates de animais, os munícipes podem entrar em contato com a Semam, pelos telefones (13) 3569-2213, (13) 3569-2292 e (13) 99679-3604, ou com a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do 153. Também pelos e-mails: gcmpamb@saovicente.sp.gov.br.


Logo A Tribuna
Newsletter