Grupo limpa por conta própria praias paradisíacas de Guarujá após turistas deixarem bastante lixo

‘Projeto DespertaÊ’ inclui ações de limpeza de praias, trilhas além de atividades que estimulam o bem-estar

Por: Marcela Ferreira  -  14/09/20  -  20:26
‘Projeto DespertaÊ’ inclui ações de limpeza de praias
‘Projeto DespertaÊ’ inclui ações de limpeza de praias   Foto: Arquivo Pessoal/Brendo Galharde

Incomodados com o lixo deixado por banhistas nas praias paradisíacas de Guarujá, um grupo de jovens decidiu fundar o ‘Projeto DespertaÊ’. Movidos pelo objetivo de limpar as praias, além de promover atividades de bem-estar, eles se mobilizaram pela limpeza do local. No entanto, contavam com a ajuda de um barqueiro, que não compareceu, e o lixo juntado por eles não foi levado para um destino correto.


Um dos porta-vozes do projeto, o administrador Brendo Galharde Depolli de Sylos, de 23 anos, conta que foi no fim de semana do dia 29 e 30 de agosto, quando a Baixada Santista recebeu uma quantidade surpreendentemente grande de turistas, que eles sentiram a necessidade de começar a juntar os resíduos.


“O mutirão de limpeza retirou não só o lixo do final de semana, mas também bastante lixo que já estava na praia antes da chegada de novos visitantes para o final de semana. Combinamos com um barqueiro para fazer a retirada, porém, não tivemos o apoio dele, apesar de ter se responsabilizado em voltar ao local para retirar o lixo até a sexta-feira (4). Ele alegou não ter retornado por conta da alta da maré no domingo, dia 30”, explica.


DespertaÊ


Os criadores do ‘Projeto DespertaÊ’ são três, mas eles costumam dizer que ‘a família é grande’. “Nós costumamos nos reunir na Praia do Sangava há bastante tempo, e nesse processo acabamos observando o aumento gradativo de pessoas visitando o local a cada final de semana. Junto com o aumento de banhistas, consequentemente veio o aumento do lixo”, diz Brendo.


O intuito do projeto é tentar fazer com que cada um veja o mundo de uma forma diferente, de acordo com o idealizador. “Não só com os olhos, mas corpo, mente e alma. E dentro deste processo realizamos um retiro espiritual que abrange diversos tipos de atividades, como meditação, yoga, entre outros, e a primeira tarefa do retiro foi a limpeza da praia”, conta.


As iniciativas futuras do projeto incluem novos encontros, além do contato com outros projetos para viabilizar a conscientização. “Buscamos a mobilização de algum órgão público para melhorar o controle e fiscalização das praias”, conclui.


Neste fim de semana de feriado prolongado da Independência do Brasil, Brendo conta que a atividade promovida pelo DespertaÊ foi o reconhecimento e marcação de uma trilha em Guarujá. Além disso, uma nova ação de coleta de resíduos na Praia do Sangava será marcada para o próximo dia 19 de setembro.


Logo A Tribuna
Newsletter