Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em Boracéia

Instituto Argonauta atendeu o caso e isolou o local

Uma baleia jubarte juvenil em avançado estado de decomposição foi encontrada em Boracéia, em São Sebastião, nesta quarta-feira (2). O Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, através da sua equipe de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada e atendeu a ocorrência.

A baleia media cerca de 8,5 metros, e em sua carcaça havia marcas de predação, possivelmente de tubarão-charuto ( Isistius brasiliensis ).  A equipe da Unidade de Estabilização do Argonauta que executa o PMP-BS Área São Paulo realizou a necropsia, coletou amostras do animal para DNA, e posteriormente o animal foi enterrado pela prefeitura.

Nesta semana, outro filhote de jubarte de cerca de 7 metros também foi encontrado morto e foi atendido pela equipe PMP-BS/Área SP do Instituto Argonauta. O animal foi encontrado na praia de Juquehy, no mesmo município. A causa da morte não pôde ser detectada e será investigada através dos exames complementares.

Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas, e por isso são avistadas na região do Litoral Norte.

Tudo sobre: