Em uma semana, oito golfinhos são encontrados em praias da Baixada Santista

Espécie Toninha é considerada a mais ameaçada de extinção no Brasil

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/12/20  -  13:15
Oito toninhas foram encontradas mortas na primeira semana de dezembro
Oito toninhas foram encontradas mortas na primeira semana de dezembro   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou, apenas no início de dezembro, oito toninhas (Pontoporia blainvillei) encalhadas e mortas entre as praias de Bertioga e São Vicente. Essa espécie de catáceo, que ocorre entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina, é considerada a mais ameaçada do Brasil.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o Instituto Gremar, a principal ameaça a esses animais é a captura acidental em redes de pesca, mas outros problemas também vêm afetando drasticamente sua sobrevivência, como a poluição das águas e a sobrepesca, que reduz a disponibilidade de alimento.


Há também a poluição sonora causada pela intensa atividade portuária, cujos ruídos no ambiente aquático comprometem seu sistema comunicativo, levando as toninhas a abandonarem áreas importantes.


O instituto ressalta que é necessário conhecimento e sensibilização da população sobre os riscos que essa espécie de cetáceo está passando para auxiliar na preservação da espécie.


Logo A Tribuna
Newsletter