Baleia Jubarte encalha e morre em praia do litoral Norte

Mamífero marinho foi localizado em Ubatuba e em avançado estado de decomposição

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/10/20  -  20:26
Baleia morta foi encontrada na Praia das Toninhas em Ubatuba
Baleia morta foi encontrada na Praia das Toninhas em Ubatuba   Foto: Divulgação/Instituto Argonauta

Um exemplar de baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) foi localizado morto e em avançado estado de decomposição, na Praia das Toninhas, em Ubatuba, Litoral Norte. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


O atendimento foi realizado por agentes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, nesta segunda-feira (5). 


Baleia foi encontrada em Ubatuba
Baleia foi encontrada em Ubatuba   Foto: Divulgação/Instituto Argonauta

De acordo com a equipe, o animal estava em estágio avançado de decomposição. A carcaça da baleia foi encaminhada para uma praia costeira protegida e desabitada. No local, foi realizada coleta de material para análises a fim de se indentficar a causa da morte do animal.


Trata-se do quinto exemplar retirados das praias do litoral Norte sem vida desde agosto, Antes, as equipes do projeto foram acionadas para ocorrências de um filhote de Jubarte, na Praia do Jabaquara em Ilhabela; uma baleia morta boiando na altura da Praia da Almada em Ubatuba; outra jubarte juvenil em Boracéia, São Sebastião e, no final de agosto, uma jubarte morta também foi encontrada em  Juquehy, em São Sebastião. 


Geralmente, as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas. Por isso, são avistadas no litoral paulista, um dos caminhos da a trajetória. 


Logo A Tribuna
Newsletter