União Europeia apresenta plano para reduzir dependência da Rússia em energia

Iniciativa batizada de "RePowerEU" serviria para enfrentar a crise climática e de energia

Por: Estadão Conteúdo  -  18/05/22  -  11:57
União Europeia diz que reafirma seu compromisso em reduzir as importações da Rússia em energia
União Europeia diz que reafirma seu compromisso em reduzir as importações da Rússia em energia   Foto: FREEPIK

A União Europeia (UE) apresenta nesta quarta-feira, 18, um plano para "reduzir rapidamente a dependência da Rússia em combustíveis fósseis e avançar mais rápido na transição verde", segundo mensagem no Twitter da Comissão Europeia, braço executivo do bloco. Em comunicado, a UE detalha a iniciativa, batizada de "RePowerEU", para enfrentar a "crise climática e de energia, agravada pela invasão russa na Ucrânia".


A UE diz que as ações de Moscou exacerbam um quadro já "apertado" nos mercados globais de energia e provocam riscos à oferta pelo mundo, provocando altas nos preços. O bloco diz estar interessado em parcerias de longo prazo e mutuamente benéficas, impulsionando a energia renovável e aumentando a eficiência pelo mundo e cooperando em tecnologia verde e inovação.


No comunicado, a União Europeia diz que reafirma seu compromisso em reduzir as importações da Rússia em energia. No caso do gás russo, a maioria dele será substituído por fontes renováveis e de baixa emissão de carbono, bem como com economias. "No curto prazo, uma parte substancial terá de ser substituída por fontes e rotas de oferta diversificadas", aponta.


A UE diz que conseguirá coordenar a demanda em uma rede e o uso de infraestrutura, negociar com parceiros internacionais e preparar compras conjuntas de gás natural liquefeito (GNL) e hidrogênio.


A intenção do bloco é aumentar compras de GNL de EUA e Canadá e também um gasoduto desse gás a partir da Noruega. A UE ainda irá reiniciar o diálogo no setor de energia com a Argélia, intensificar cooperação com o Azerbaijão, buscar acordos políticos com fornecedores de gás como Egito e Israel, cooperar com grandes produtores no Golfo, como o Catar, e também com a Austrália, e ainda a coordenação com compradores de gás, como Japão, China e Coreia do Sul.


A UE afirma que o plano ajudará a garantir a oferta de energia e a reconstruir o setor de energia da Ucrânia, após a guerra local O texto menciona também medidas para acelerar na transição verde na energia, como um mercado global de hidrogênio renovável e parcerias com a África nessa frente.


Logo A Tribuna
Newsletter