Santos é um dos mais importantes polos universitários do Estado de São Paulo

Diariamente, muitos ônibus vêm de diversos lugares trazendo estudantes matriculados no polo universitário da região

Por: ATribuna.com.br  -  04/12/22  -  18:17
Se ampliarmos esse universo para o ensino à distância (EaD), esse número cresce significativamente
Se ampliarmos esse universo para o ensino à distância (EaD), esse número cresce significativamente   Foto: Divulgação

Uma das regiões mais populosas do Estado de São Paulo, a Baixada Santista conta com cerca de 30 opções de faculdades. Se ampliarmos esse universo para o ensino à distância (EaD), esse número cresce significativamente. E a qualidade do ensino, aliada à oportunidade de emprego e à estrutura oferecida pelas universidades, faz com que muitos jovens saiam da sua cidade natal em busca de uma vaga nos cursos de graduação disponíveis em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, entre outros municípios da região.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Santos é hoje um dos mais importantes polos universitários do nosso Estado. E para a Universidade Santa Cecília (Unisanta) diariamente se dirigem dezenas de ônibus com estudantes vindos de todo o litoral de São Paulo, além de alunos da Capital e do ABC. Muitos mudam para Santos por possuírem identidade com nossos cursos. Além dos presenciais, há 15 anos implantamos o EaD e, hoje, temos mais de 100 polos em cidades de todo o País”, destaca a reitora da Unisanta, Silvia Angela Teixeira Penteado.


Segundo ela, uma das áreas mais procuradas atualmente é a de Saúde, seguida por Direito, Administração e os cursos das áreas de Tecnologia, que envolvem todas as engenharias – são oito modalidades – e Sistemas de Informação. “Hoje, há uma grande busca pelos cursos de graduação tecnológica, que são os de curta duração, com ênfase quase imediata em uma área específica, fazendo com que esses alunos tenham uma absorção quase automática (no mercado de trabalho)”, menciona Silvia.


Quando se trata dos diferenciais oferecidos, que despertam o interesse dos jovens, a reitora aponta questões nos âmbitos acadêmico, científico, tecnológico e comunitário. Ela enfatiza que a primeira particularidade é o projeto do curso, como está relacionado à qualificação docente e de que forma a ligação teoria e prática responde aos anseios dos alunos, suas famílias e necessidades da sociedade.


“Há também um diferencial científico, que aposta na forma de ligação do ensino à pesquisa e à inovação. Isso é muito forte para a gente, uma vez que estamos no top 10 de inovação entre as universidades particulares e somos a primeira da região no ranking universitário da Folha de S.Paulo”, diz a reitora, ressaltando os diferenciais de atendimento comunitário, por oferecer uma possibilidade grande de o aluno estar atrelado, desde o primeiro semestre, a serviços à comunidade, pela amplitude dos laboratórios existentes na instituição de ensino.


Por último, o Parque Tecnológico é outro atrativo da faculdade, cuja estrutura é formada por laboratórios em todas as áreas e uma biblioteca, considerada a maior da região. “Vale lembrar das inúmeras possibilidades de financiamento estudantil, por meio de bolsas. Hoje em dia, são 6.700 alunos encaminhados para estágios em todas as áreas, além de haver um amplo complexo esportivo com projeto olímpico”.


Silvia ressalta que existe uma colaboração elevada entre todas as instituições, o corpo docente e de pesquisa em redes, que se abrem para o atendimento aos alunos e à sociedade. Para a reitora, a competitividade alimenta a excelência de cada uma das faculdades. “A forma como se conduz e o respeito entre elas somente amplia cada vez mais esse colorido que existe na nossa região; é um privilégio estar estudando aqui”.


Guarujá


No Guarujá, a Unaerp vem sendo responsável, desde 1999, pelo aprimoramento acadêmico e profissional do Município e da região, pela oferta de cursos de graduação e especialização com reconhecimento em avaliações nacionais; pelos constantes investimentos em pesquisa e difusão científica; e pelo desenvolvimento de atividades que atendam às demandas da sociedade. “Sempre com o foco de gerar transformação social através da educação”, enfatiza a diretora da Unaerp Guarujá, Priscilla Bonini Ribeiro. Mestre em Educação, ela afirma que, com a consolidação da Unaerp Guarujá como polo de formação acadêmica nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas, estudantes de outras cidades do Litoral Paulista buscam na universidade a realização do sonho do diploma de Ensino Superior. “E mais recentemente, com a implantação do curso de Medicina, em 2019, temos recebido alunos de outras cidades da Baixada Santista, de outras localidades do Estado de São Paulo e, ainda, de outros estados das várias regiões do nosso País, que procuram a forte tradição na formação médica”.


Entre avanços alcançados pela Unaerp Guarujá estão a formação de novos profissionais em áreas há muito aguardadas pelos estudantes, como Direito, Engenharia, Educação Física, Administração, Enfermagem e Fisioterapia. E há três anos, a universidade oferece o curso de Medicina com metodologia PBL, currículo centrado no estudante e que trabalha com a participação ativa do aluno em sistema de tutorias para a construção do conhecimento. A partir da Medicina, houve expansão das pesquisas e projetos de extensão na área de Saúde, aumento a qualidade na saúde pública e geração de novos investimentos.


Com o objetivo de formar médicos generalistas, o curso de Medicina da Unaerp Guarujá insere os alunos desde a primeira etapa no Sistema Único de Saúde (SUS), o que dá a visão real da profissão no contexto brasileiro e contribui para a assistência em saúde da população. Os investimentos em ensino, pesquisa e extensão mantidos pela Unaerp permitem produzir novos conhecimentos e proporcionam benefícios para a sociedade, construindo um legado da universidade na Cidade e na região.


Opções de instituições públicas na Baixada


Além das instituições privadas, a Baixada Santista conta também com universidades públicas. O primeiro campus a ser instalado na região foi o da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Vicente, em 1995. No local, são oferecidos cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas. Além disso, diante da proximidade com o mar, a faculdade tem habilitações em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro.


Em Santos, o campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é constituído por duas unidades universitárias – o Instituto de Saúde e Sociedade e o Instituto do Mar, contanto com mais de 2 mil estudantes matriculados nos nove cursos de graduação disponíveis: Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social, bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar), Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo.


Além disso, há as Faculdades de Tecnologia (Fatecs), que estão com 875 vagas distribuídas entre as cidades de Praia Grande, Registro e Santos. Os interessados em participar do vestibular podem se inscrever até o dia 15 de dezembro.


Logo A Tribuna
Newsletter