Professores de Santos comentam segundo dia de provas do Enem

Neste domingo foi realizada a segunda etapa do exame, com questões sobre ciências da natureza e matemática

Por: Natalia Cuqui  -  28/11/21  -  20:40
Segundo dia do Enem foi com questões de ciências da natureza e matemática.
Segundo dia do Enem foi com questões de ciências da natureza e matemática.   Foto: Matheus Tagé/AT

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado neste domingo (28) em todo País. Os candidatos responderam a 45 questões de ciências da natureza, que envolvem biologia, física e química, e 45 de matemática. Ainda não há gabarito oficial.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os alunos podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública federal, na Universidade de São Paulo (USP) ou uma bolsa de 50 ou 100% em universidades particulares, por meio do Prouni.


A Tribuna ouviu professores das disciplinas em que os alunos foram testados neste domingo.


O professor de Matemática do Colégio Objetivo, Felipe Campos Dias, afirmou que a prova do Enem não deixou de lado o formato tradicional, com grandes textos e perguntas que dependem de interpretação.


"As questões abordaram fatos muito recentes, fazendo com que o estudante vincule a matemática ao seu dia a dia", explicou.


Ele ressalta que a prova manteve sua tradição de exigir a compreensão de gráficos, tabelas e figuras geométricas.


Professor de Física Amilcar Costa, também do Objetivo, afirmou que a prova "estava muito clara" e "mais fácil do que os anos anteriores". Para ele, o exame privilegiou alunos que trabalharam a revisão da matéria, já que "várias questões foram abordadas nas aulas".


Professor de Química, Sérgio de Oliveira acredita que a prova não tinha pegadinhas. "O Enem proporcionou ao aluno uma prova menos cansativa, mas que exigiu bons conhecimentos dos principais assuntos da disciplina", afirmou.


Em Biologia, o professor Marcos Andrade da Fonseca ressalta que as questões focaram, principalmente, temas relacionados à citologia, ecologia e botânica. "A prova trouxe considerável peso de conteúdo não cobrado em edições anteriores como, tecidos e hormônios vegetais fisiologia animal", afirmou.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter