Primeiro dia do Enem é neste domingo; veja horários, dicas e interdições no trânsito

Santos terá passeio ciclístico e orla da praia fechada neste domingo; linhas de ônibus sofrerão alterações

Por: De A Tribuna On-line & Nathália de Alcantara & Sheila Almeida &  -  04/11/18  -  10:52
Estudantes de 27 áreas de conhecimento farão a prova em todo o País
Estudantes de 27 áreas de conhecimento farão a prova em todo o País   Foto: Rogério Soares/AT

Mais de 5,5 milhões de estudantes começam a fazer, neste domingo (4), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro dia de provas terá 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e redação.


Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. O exame começará a ser aplicado às 13h30, com duração máxima de 5h30.


O exame é dividido em dois finais de semana e, no próximo domingo (11), será aplicada a prova de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 4h30.




Arte: Monica Sobral/AT

Conforme A Tribuna On-line adiantou nesse sábado (3), são muitos os detalhes aos quais os candidatos devem estar atentos. O Enem é a porta de entrada para universidades públicas no Brasil e no exterior e também é utilizado para seleção em faculdades particulares.


Horário de verão


Um dos pontos mais importantes do exame neste ano é que a data do primeiro dia de provas coincide com o início do horário de verão, que passou a vigorar à zero hora deste domingo em dez Estados do País e no Distrito Federal. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.


Trânsito em Santos


Em Santos, os bloqueios temporários no trânsito devem ser motivo de atenção aos estudantes que prestarão o Enem. Isso porque a Cidade recebe três eventos que causarão alterações no tráfego.


Entre os eventos, dois vão interferir menos na rotina dos estudantes, afinal, ocorrem pela manhã. Um será de pedestrianismo, outro de ciclismo. Além deles, porém, também ocorre a Rua de Lazer. Esta, sim, acontece no horário da prova, à tarde.


O Domingo de Lazer deixa um trecho da avenida da orla exclusivo para atividades de diversão. Das 8 às 14 horas, a Avenida Vicente de Carvalho (José Menino/Ponta da Praia), entre a Ana Costa e Conselheiro Nébias, fica interditada aos veículos. A rota alternativa é pelas ruas Galeão Carvalhal e Governador Pedro de Toledo.


Outro evento que começa de manhã mas pode interferir na chegada dos estudantes é o Passeio Ciclístico Teleton, entre 9 e 11h30. Os portões onde o Enem será prestado abrem ao meio-dia.


O evento ciclístico precisará de interdições momentâneas da Avenida Francisco Glicério (Ponta da Praia/José Menino - retorna antes da Rua Sergipe), Avenida Francisco Glicério (José Menino/Ponta da Praia), Avenida Ana Costa (Centro/praia), Avenida Presidente Wilson (Ponta da Praia/José Menino - retorna em frente à Rua Marcílio Dias), Avenida Presidente Wilson e Avenida Vicente de Carvalho (ambas no sentido José Menino/Ponta da Praia - retorna em frente à Rua Pindorama).


O passeio continua pela Avenida Vicente de Carvalho (Ponta da Praia/José Menino), Avenida Washington Luiz (praia/Centro - retorna próximo à Rua Mato Grosso), Avenida Washington Luiz (Centro/praia), Rua Tolentino Filgueiras, Avenida Ana Costa (praia/Centro - retorna em frente à Rua Pedro Américo), Avenida Ana Costa (Centro/praia) e Avenida Francisco Glicério (Ponta da Praia/José Menino - retornando ao Mendes Convention Center).


A outra prova é a de Pedestrianismo 5 Milhas Santa Casa de Santos e esta é a que menos preocupa. Ela terá largada às 7h30 da Avenida Francisco Manuel, mesmo local da chegada. Por isso o trecho da via (sentido morro/canal 1), entre a Rua Teodoro Sampaio e o pontilhão em frente à Abrescas ficará interditado ao tráfego de veículos, a partir das 5h até 10h30.


Ônibus municipais


Por conta de todas estas alterações e interdições, as seguintes linhas do transporte coletivo municipal sofrerão mudanças de itinerário: 4, 5, 7, 8, 10, 13, 17, 19, 23, 25, 29, 37, 40, 42, 52, 53, 54, 61, 73, 77, 80, 100, 118, 139, 152, 153, 154, 155, 156, 158, 181, 184, 191, 193 e 194.


Para informações, o candidato pode entrar em contato com a Viação Piraricabana no telefone 0800-771-7778.


Controle mental


Outra questão importante para os candidatos, segundo a corretora de Redação Cecília Gonçalves Lopes, é a necessidade de manter a calma durante a prova. "Leia com atenção tudo o que se pede. Se o aluno lê sempre e participa das aulas, certamente não será pego de surpresa nesse exame".


O professor de Matemática Rodolfo Machado explica que saber o conteúdo não é suficiente. O nervosismo conta muito e quem o controla melhor sai na frente. "Isso vale para qualquer disciplina, de Humanas a Exatas. Então, é muito importante estar focado e tranquilo. Pense que você sabe aquele conteúdo porque se dedicou de verdade. Tente não se deixar vencer pela pressão".


Já para Victor Maia, CEO da EduQC, o candidato precisa dividir seu tempo entre as disciplinas, considerando a relevância da prova, a dificuldade de aprendizagem e suas competências. "Cada indivíduo tem um plano ideal e é impossível determinar isso isoladamente".


Logo A Tribuna
Newsletter