Inscrições para o Enem começam nesta terça-feira

Novidade deste ano é a possibilidade de pagamento da taxa via Pix e cartão de crédito

Por: Redação e Agência Brasil  -  10/05/22  -  07:16
Atualizado em 10/05/22 - 14:29
As provas do Enem 2022 terão 5h30 e 5 horas, respectivamente, no primeiro e segundo dias de aplicação
As provas do Enem 2022 terão 5h30 e 5 horas, respectivamente, no primeiro e segundo dias de aplicação   Foto: Rogério Soares

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça-feira (10) e podem ser realizadas até o dia 21 de maio, por meio do site. Pela primeira vez, os interessados em participar do exame terão a opção de pagar a taxa de inscrição por meio de Pix e cartão de crédito.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.


A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital ou impressa, foi mantida em R$ 85,00. O período para efetuar o pagamento se encerra em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.


Já os interessados em fazer o Enem 2022 que obtiveram a isenção da taxa devem realizar a inscrição pelo mesmo site, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.


Provas
As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.


O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.


No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, língua estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).


O exame terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.


No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação será de 5 horas, também contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.


Logo A Tribuna
Newsletter