Influencer de educação, Débora Aladim dá dicas para se sair bem no Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dois próximos domingos (13 e 20)

Por: Giovanna Corerato  -  09/11/22  -  07:43
O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro
O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro   Foto: Divulgação

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo (13). Aproximadamente 3,5 milhões de pessoas estão se preparando para o teste, que funciona como principal porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil, além de países como França, Reino Unido, Irlanda e Portugal.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para não deixar o nervosismo atrapalhar esse momento decisivo na carreira, a influencer de educação Débora Aladim, que conta com mais de 5 milhões de seguidores em suas redes sociais, dá algumas dicas do que fazer – e não fazer – nestes últimos dias antes do Enem.


“Nessa reta final, com certeza focar nos exercícios e simulados”, explica Débora. Ela diz que agora é a hora de praticar bastante e, especialmente, refazer as últimas provas do Enem para se acostumar com o tipo de questão e ritmo cansativo da prova.


Segundo ela, seus seguidores sempre dizem que o maior desafio que enfrentam no Enem é a enorme quantidade de matérias que caem na prova. Mas esse problema tem solução. “É um exame que pode cobrar qualquer conteúdo do Ensino Médio, são três anos de matéria e é difícil ser bom em tudo. Por isso, é importante que os alunos foquem nas matérias mais cobradas”, sugere.


Existem vários levantamentos feitos nos últimos anos que calculam e elencam as matérias que mais aparecem no Enem em cada disciplina. Isso pode ajudar muito na hora de programar o estudo e a revisão. (VEJA O GRÁFICO ABAIXO)


⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀   Foto: Giovanna Corerato/AT

O que fazer – e o que não fazer – na véspera da prova

Débora diz que até a prova é essencial focar nos exercícios, revisar apenas os assuntos mais cobrados e a redação. “Na véspera d-e-s-c-a-n-s-e. É muito importante chegar com energia e repousado, pois é uma prova longa e cansativa”, explica.


Ela recomenda repouso no dia anterior porque muitos alunos costumam ter um pico de energia e quererem estudar tudo que não estudaram o ano inteiro. “Muitas vezes isso só aumenta a ansiedade e faz muita gente ficar com medo ao ver a quantidade de coisa que ainda tem dificuldade ou não pôde estudar melhor”.


Educação para todos

Débora Aladim é formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e acredita que a educação não é um favor nem um luxo, e sim um direito que todos temos. Por isso, em 2013, com o auxílio da tecnologia, começou a fazer resumos em vídeo das matérias para a prova da escola, pelo celular. Hoje acredita ter sua missão: contribuir para que todas as pessoas – independente do gênero, condição social e localização – tenham acesso a uma educação de qualidade.


Para isso, ela posta diversos conteúdos em suas redes sociais, como dicas e videoaulas. Também é idealizadora do curso “Estudar é Resistir”, que tem um custo simbólico de R$ 1,99, e é autora do livro “Redação Infalível”, disponível para compra no próprio site da influencer.


O Enem 2022 será aplicado em dois domingos, 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, os participantes farão as provas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Já no segundo domingo, as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


Logo A Tribuna
Newsletter