Troca da casa própria paga juros de 7% ao ano mais taxa referencial

Caixa e bancos privados têm linhas a quem busca imóvel de melhor padrão

Por: Júnior Batista  -  23/10/21  -  17:31
 Linhas da habitação que são atreladas à poupança têm taxas que resultam da remuneração da caderneta ao ano mais os juros fixados pelo próprio banco
Linhas da habitação que são atreladas à poupança têm taxas que resultam da remuneração da caderneta ao ano mais os juros fixados pelo próprio banco   Foto: Pixabay

Dependendo do relacionamento do comprador com o banco, as taxas para financiar o imóvel de upgrade (uma nova casa própria de melhor padrão, mais segura e em bairro mais valorizado) podem começar em 7% ao ano mais Taxa Referencial (TR, atualmente zero), na Caixa. Este é o financiamento mais barato dentre os bancos pesquisados por A Tribuna.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Além desta modalidade, há mais três linhas. Segundo o banco, o crédito pode ser usado para aquisição de imóvel novo ou usado, construção e reforma, com prazo de financiamento de 120 a 420 meses (de dez a 35 anos). Os juros variam de acordo com perfil e relacionamento do cliente com o banco e o financiamento é de até 80% do valor do imóvel.


No crédito com base na poupança, a taxa a ser cobrado de quem financia é o resultado da soma da remuneração da caderneta mais uma taxa fixada pela Caixa. Essa parte definida pela Caixa varia de 3,35% a 3,99% ao ano, com um teto caso o rendimento da poupança suba muito.


Já a regra da rentabilidade da caderneta é calculada em 70% da Selic, a taxa básica de juros definida pelo Banco Central. Considerando a Selic atual, de 6,25% (deve subir para 7,25% na próxima semana), essa taxa fica em 4,375%.


Caso a Selic ultrapasse 8,5% ao ano, o que pode acontecer ainda em 2021, a remuneração da poupança passará a ser de 6,17% ao ano, refletindo no custo da linha.


A linha nessa modalidade, hoje, pode variar de 7,725% (se a taxa fixa for 3,35%) a 8,365% (se for 3,99%) ao ano. Simulações podem ser feitas pela internet, no site da Caixa.


Procurado, o Santander diz que não possui uma linha específica para quem está dando um upgrade no imóvel. A taxa de juros do financiamento parte de 8,99% ao ano mais TR (hoje, zero).


O comprometimento de renda é de até 35%, podendo variar de acordo com a análise de crédito. O prazo de financiamento é de 35 anos, com cobertura de 80% do valor do imóvel.


No Itaú, também não há uma linha exclusiva para a compra de uma nova casa própria. Há a linha com juros fixados em 2,99% ao ano, somado ao rendimento da poupança para financiar até 90% do imóvel em até 360 meses.


A taxa é a partir de 8,3% ao ano mais TR, com cobertura até 90% e pagamento em até 360 meses.


No Bradesco, as taxas variam de 8,5% ao ano a 8,9% mais TR. E há também a taxa com base na rentabilidade da poupança mais 2,99% ao ano.


Logo A Tribuna
Newsletter