Onde Investir: Gás na renda fixa

Depois de oito meses estagnado o CDI em dois meses saltou, reflexo da alta da Selic

Por: Marcelo Santos  -  15/05/21  -  18:58
  IPCA está a 6,76% ao ano
IPCA está a 6,76% ao ano   Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

Depois de oito meses estagnado em 1,9% ao ano, o CDI, certificado de depósito bancário e referência da renda fixa, em dois meses saltou para 3,4% – reflexo da alta da Selic. Mesmo assim, ainda há perda para a inflação, que pelo IPCA está a 6,76% ao ano. Por isso, ainda não se pode falar que a renda fixa se tornou bom negócio – a rentabilidade ficou apenas mais confortável. Mas dá prejuízo basear os investimentos apenas em poupança (daqui para frente, 2,45% ao ano), Tesouro Selic ou fundo DI.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Esses investimentos (exceto caderneta, muito ruim mesmo com a melhora da rentabilidade) servem como reserva de liquidez, aquele dinheiro que pode ser sacado em até 24 horas para surpresas ou despesas de curto prazo. O jeito é diversificar, mesmo sendo bem conservador, e pulverizar sua renda fixa por opções como CDB, LCI, CRA e fundos.


Busque os pós-fixados (que pagam percentual sobre o CDI ou outra referência), porque os juros ainda estão em ascensão. A Selic, hoje a 3,5%, deve subir a 4,25% na próxima reunião do Banco Central – e com o pós-fixado será possível aproveitar a subida. O prefixado (como o nome diz, já se sabe qual juro será pago) também vale, desde que tenha uma boa taxa e não seja longo (muitos anos para vencer).


Mesmo os conservadores devem turbinar sua rentabilidade com renda variável, como ações, fundos imobiliários, câmbio e até criptomoeda. Se você fica incomodado quando estes despencam, invista até 5% dos seus recursos ou até menos. Já os moderados podem ampliar essa fatia para 10% ou até 30% se for arrojado.


O grande problema é, nessa diversificação com variável, que empresas, fundos imobiliários ou criptomoeda escolher. Caso tenha conta em corretora ou mesmo corretora vinculada ao seu banco (geralmente há acesso no próprio app do banco), consulte a carteira recomendada por ela. Outra opção mais cômoda é investir em fundos de ações, multimercado e cambial. Um gestor toma as decisões, mas haverá cobrança de taxa de administração e talvez performance (por exemplo, sobre o que exceder o CDI).


Logo A Tribuna
Newsletter