Horário ampliado puxa vendas do comércio na capital paulista, diz Associação Comercial

Permissão de funcionar por seis horas diárias ajudou o movimento a subir 19% com relação ao mesmo período de junho, de acordo com o Balanço de Vendas da ACSP

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/07/20  -  22:24
Maior gama de atividades e horário ampliado ajudam retomada do comércio na Capital
Maior gama de atividades e horário ampliado ajudam retomada do comércio na Capital   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A flexibilização da capital paulista para a fase amarela do Plano São Paulo, no dia 6, ajudou a puxar as vendas do comércio paulistano na primeira quinzena de julho.  Igual movimento é esperado na região, que desde 13 de julho recebeu autorização do Estado para ampliar o período de atividades comerciais. 


Com a liberação da abertura de academias e a ampliação do horário do comércio de rua e shoppings na Capital, por duas horas a mais, o movimento médio aumentou 19% em relação mesmo período do mês de junho. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).  


Pelo levantamento, as vendas a prazo tiveram alta de 23,1% ante igual período de junho. Já o movimento de vendas à vista cresceu 14,9%, na mesma base de comparação.  


Com a extensão do horário, gradativamente o consumidor têm voltado às compras, segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP. Principalmente em alguns setores que têm se beneficiado da própria conjuntura, como os de móveis, utensílios domésticos e tecnologia.  


Na comparação anual, a recuperação das vendas do comércio ainda está muito distante: a queda média na primeira quinzena de julho, comparada a igual mês de 2019, ficou em 58,3%.  


No movimento de vendas a prazo, o recuo foi de 40,3%. Já as vendas à vista registraram um tombo ainda maior: 76,3%.  


Com forte queda de 41,6% entre janeiro e maio (dados do SinditêxtilSP/ABIT), as vendas de vestuário também tiveram uma ligeira melhora nos primeiros quinze dias de julho, afirma o economista.  


Mas influenciaram o resultado ainda negativo das vendas do comércio na comparação anual. “Uma melhora significativa depende de mais gente circulando, já que compra por impulso é muito importante para o setor. Então, então ele é um dos que devem demorar a retomar”, conclui.  


O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 


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