Cozinha maior e integrada é tendência de opção para reunir a família em Santos

Conceito aberto ganhou espaço com valorização de ambientes

Por: Júnior Batista  -  23/10/21  -  17:23
 Nove em cada dez clientes pedem conceito aberto quando vão reformar e decorar suas casas na região
Nove em cada dez clientes pedem conceito aberto quando vão reformar e decorar suas casas na região   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A integração de ambientes mantém-se como favorita quando o assunto é cozinha nos apartamentos. Segundo especialistas ouvidos por A Tribuna, nove em cada dez clientes pedem conceito aberto quando vão reformar e decorar suas casas na região. Essa tendência, dizem eles, não é nova, mas se fortaleceu durante a pandemia, porque a casa se tornou um ambiente mais valorizado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“A tendência é unir. E com a pandemia, a questão de cozinhar, de dar o melhor a quem amamos ficou muito forte. Então, a cozinha voltou a ser o coração da casa”, afirma a arquiteta Cláudia Villela.


Foi o que fez a sommelier Cláudia Oliveira. “Sumi com a área de jantar e integrei a cozinha com a sala. Era um sonho antigo ter um fogão no balcão. Com certeza une todos, porque minha família é grande e gosta de estar ao redor na cozinha”, conta.


Do alto do 20º andar e com visão privilegiada da orla da praia de Santos, a profissional de vinhos conta que essa ilha com fogão era um desejo que não saía da cabeça e agora pôde ser realizado.


A tecnologia ganhou forma, com um exaustor à frente do fogão no balcão. “Esse apartamento era para ficar dos sonhos. Nos dedicamos, eu e meu marido, para que ele ficasse exatamente do jeito que a gente gostaria”, afirma ela.


Estilos
Como cada cozinha vai depender de um orçamento e espaço disponível, Cláudia Villela explica que as possibilidades são muitas. “Quando é uma cozinha grande, exploramos mais as mesas maiores, usamos eletrodomésticos cada vez mais modernos e, se possível, integramos o máximo possível a varanda”, diz.


O conceito de varanda gourmet é forte, integrando a cozinha o máximo possível. “Quando não há essa oportunidade, utilizamos os itens da cozinha na varanda gourmet e a deixamos integrada à sala”.


No caso do casal Victoria Carreiro, de 28 anos, e Leonardo Baptistão, de 29, o apartamento que eles acabaram de comprar em Santos terá uma área gourmet com uma “cozinha auxiliar”. Ambos curtem muito cozinhar e levam uma vida saudável, fazendo não só refeições para amigos, mas para eles mesmos.


“No dia a dia, gostamos de criar receitas mais saudáveis e também pensamos num espaço bacana para fazer gravações. Não foi exatamente por isso que pensamos, não era o foco, mas já serve de cenário”, diz Victoria, que é influenciadora.


Baptistão, jogador do Santos Futebol Clube, também é apaixonado pela cozinha. Segundo Victoria, ele fez questão de uma churrasqueira a carvão.


Ambos escolheram uma cor mais neutra, um azul escuro. O fogão selecionado foi o de cerâmica e a ilha com pedra do tipo Corian. “Eu a acho mais higiênica e também é a mais usada na Espanha, onde morávamos antes de retornar ao Brasil”, conta.


Esse tipo de pedra é feito de um terço de resina acrílica e dois terços de minerais naturais e pigmentos. É altamente modulável, muito resistente e nada poroso, o que evita manchas. É um dos tipos mais caros de pedra de uma cozinha, podendo custar a partir de R$ 2 mil o metro quadrado.


Logo A Tribuna
Newsletter