(Reprodução/Instagram) Telma de Souza tem uma marca dupla no Partido dos Trabalhadores (PT) em nível regional: foi o último nome eleito pelo partido na Baixada Santista para a Assembleia Legislativa, em 2010, e para a Câmara dos Deputados, em 2002 — como suplente, assumiu o cargo por um mês no início de 2011. Com objetivo de dar fim a essa ausência, o advogado e corretor de imóveis Wilton Reis Brito assumirá o comando do PT na região. Eleito no domingo (6), tomará posse em agosto ou setembro. Substituirá Alfredo Martins, que encerrará dois mandatos de quatro anos cada e declara que transmitirá o cargo “em um momento de retomada de avanço da organização popular”. Brito afirma que o “objetivo principal” é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também pretende, porém, “discutir regionalmente uma construção de lideranças” e “ver nossos quadros para concorrer a deputados estadual e federal, para retomar o protagonismo (do partido) aqui na nossa região”. Brito relata participar do PT desde os 12 anos, quando era aluno do antigo Grupão, em São Vicente, e, na porta da escola, bradava: “Trabalhador vota em trabalhador, Lula para governador”. O próximo coordenador petista na Baixada tem 54 anos e é primo de José Hildemar Brito Coelho, ex-coordenador regional da sigla, falecido em fevereiro. Reeleição Em Santos, maior cidade local, o vereador Francisco Nogueira continuará na presidência do PT. Por 214 votos a 185, venceu o advogado Tarcísio de Andrade — que tinha apoio de políticos como Telma e do vereador Marcos Caseiro. Uma queixa Cidadãos críticos ao horário de sessões de câmaras municipais julgam difícil estar presente a reuniões que transcorrem em horário comercial, no qual a maioria dos trabalhadores está no meio do expediente. Horário comercial O problema se dá também em cidades maiores. Em Santos, até março de 2021, as sessões — às terças e quintas — começavam às 18 horas. A partir do dia 9 desse mês, passaram a se iniciar às 16 horas. Satisfeito Em Praia Grande, o vereador Rômulo Brasil (PP) celebrou o fato de o prefeito Alberto Mourão (MDB) insistir na duplicação do viaduto da Curva do S, no Ribeirópo-lis. Julga a obra necessária ao “bem-estar” da população local e para a economia. Em casa Um projeto de lei que ficará para a volta do recesso na Câmara de Santos é de autoria do vereador Adriano Piemonte (União). Consiste em autorizar a Prefeitura a fazer coletas periódicas de sangue em domicílio. Mais sangue O objetivo é abastecer e manter estoques de sangue na Cidade. Teriam prioridade nesse serviço, segundo Piemonte, pessoas com dificuldade de locomoção, idosas ou com deficiência. Em repúdio Ainda em Santos, o vereador Fábio Duarte (PL) teve aprovada moção de repúdio à Agência de Transporte do Estado (Artesp) pelo reajuste dos pedágios. Destacou o “absurdo valor” de R\$ 38,70 nas rodovias Anchieta e Imigrantes. A moção é do dia 26. O reajuste vale desde o dia 1o. A Câmara enviou o ofício à Artesp no dia 4.