União repassa áreas de regularização fundiária a Cubatão

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia deste sábado, 20 de abril de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  20/04/24  -  17:29
  Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinou ontem a doação de áreas do Bairro Ilha Caraguatá (foto) à Prefeitura de Cubatão. O ato foi em Ribeirão Preto (SP), na 86a Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos.

Repassaram-se cerca de 80 mil metros quadrados (m2) em terrenos dos núcleos Nhapium, São Benedito e São Pedro, onde vivem 690 famílias. Após a regularização fundiária, elas receberão a escritura definitiva dos imóveis, em data a definir.

Outros dois loteamentos, de Ideal Alonso e Sebastião Clemente, já haviam sido doados, e resta uma última área, a do Projeto São José. A assinatura do documento, da qual participou o prefeito Ademário Oliveira (PSDB), é resultado de tratativas iniciadas em 2017, no primeiro ano da atual gestão. Em sete anos, cerca de 3 mil escrituras foram entregues.

Na quarta-feira, no Summit Cubatão, do Grupo Tribuna, Oliveira disse que a meta é zerar o déficit habitacional da Cidade em dez anos.


Introdução
Um vídeo postado nesta semana pela deputada estadual Solange Freitas (União) mostra, em tom crítico, o estado do pavimento em duas ruas do Itararé. “Descaso.”


Morde...
Durante o vídeo, Solange demonstrava o “carinho” com que era recebida por munícipes. A seguir, citava ter assegurado verba para a obra em agosto do ano passado. “Olha a demora, olha a burocracia em fazer as coisas acontecerem”, disse.


... e assopra
“Mas agora vai acontecer: a Prefeitura de São Vicente já assinou contrato com a empresa que vai fazer essa obra. E, nos próximos dias”, começará a obra, disse a deputada.


No mesmo dia
Solange postou o vídeo na terça-feira (16). No mesmo dia, o Boletim Oficial do Município havia trazido o extrato do contrato para a pavimentação das vias que ela citou, a João Ribeiro e a José Adorno. Foi firmado no dia 8, após pregão eletrônico. A Prefeitura vicentina pagará à Foccus Gerenciamento de Resíduos Ltda. R$ 507.172,54 pelo serviço.


Ao lado
A deputada também foi a Praia Grande cobrar respostas para a morte de um aluno de 13 anos que foi agredido na escola. Ela enviou relatório do caso à Secretaria de Educação do Estado. Em um vídeo no colégio, era focalizado ao lado dela Danilo Morgado, pré-candidato do União à Prefeitura.


Manifestações
Outros deputados estaduais e federais também demonstraram indignação e cobraram providências para a apuração do incidente e para que casos do tipo não se repitam.


Saúde mental
Um deles é o federal Alberto Mourão (MDB, foto), ele mesmo tratado como pré-candidato ao Executivo. “É um completo descaso, não apenas com a segurança dos alunos, mas também com a educação e a saúde mental das crianças.”


A apurar
Os também federais Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL) se manifestaram. “Sinto o peso da responsabilidade de trabalharmos por um atendimento público digno e efetivo para a nossa população”, escreveu ele. “Atendido no serviço de saúde por três vezes, foi liberado. Absurdo! O caso precisa ser apurado, e os responsáveis, punidos”, postou ela.


Providências
Entre os deputados estaduais, Caio França (PSB) anunciou ter formalizado três requerimentos sobre a morte do estudante. Tenente Coimbra (PL) disse contatar “as devidas autoridades” e que “vamos criar ações para coibir” bullying no ambientre escolar.


Ao Legislativo
Vice-prefeito de Guarujá entre 2017 e 2020, Renato Pietropaolo é pré-candidato à Câmara pelo PCdoB. Para poder disputar o cargo, deixou neste mês o cargo de secretário municipal de Cultura.


"Tem que ter sempre sintonia com o Lira. É só fazer um consertinho aqui, um consertinho acolá, mas nada que atrapalhe a nossa vontade”

José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara Federal, sobre a relação do Planalto com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter