Santos tem um memorial ao Patriarca José Bonifácio, mas está fechado

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia desta segunda-feira, 22 de abril de 2024

Por: Rafael Motta e equipe  -  22/04/24  -  20:54
  Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Em 7 de setembro de 2022, ano no qual se celebrou o bicentenário da Independência do Brasil em relação a Portugal, inaugurou-se, na terra natal do santista e patriarca desse movimento, o Memorial José Bonifácio.

Trata-se de um espaço com entrada gratuita, destinado a apresentar, com tecnologia digital, a trajetória de José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838). Foi aberto no subsolo da Praça Mauá, no Centro, onde ficavam sanitários públicos.

Mas não tem sido possível saber ali detalhes de seus papéis na política, na geologia e na defesa do meio ambiente. Conforme consta no site turismosantos.com.br, o memorial está “fechado para reparos”. Um dos que se surpreenderam com a informação, na última semana, foi o vereador Ademir Pestana (PSDB), que, na Câmara, presidiu a Comissão Especial de Vereadores para a celebração, na Cidade, dos 200 anos da Independência. Em requerimento à Prefeitura, indaga por que fechou ao público e se “há perspectiva de ser reaberto”.


À beira-mar
Outro espaço de Santos no qual não se pode entrar — e está assim desde outubro de 2022 — é o Museu de Pesca, na Ponta da Praia, mantido pelo Governo Estadual. O vereador Adriano Piemonte (União) pediu à Prefeitura que solicite um cronograma de obras e a data de reabertura.


Emenda
Para colaborar nos serviços, o deputado Matheus Coimbra Martins de Aguiar, o Tenente Coimbra (PL), diz ter obtido R$ 1 milhão do Orçamento paulista. Segundo ele, a deputada federal Rosana Valle (PL) requereu a ele que solicitasse a emenda.


Perspectivas
Coimbra disse esperar que, “em até um ano, consigamos a reabertura”. É menos otimista do que o Estado transpareceu para A Tribuna em reportagem de janeiro. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento esperava reabrir o museu no próximo semestre.


Vacinação
Ao ver a notícia de que, desde quinta-feira (18), São Vicente está vacinando contra a gripe pessoas com idade a partir de 55 anos, o presidente da Câmara santista, Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira (PSDB), pergunta à Prefeitura por que o mesmo ainda não é feito em Santos.


Está na faixa
Teixeira não defende causa própria: já é atendido, pois tem 68.


Lei dos Portos
O vereador Fábio Duarte (PL) planeja para 15 de maio, às 18 horas, audiência pública no Legislativo santista para debater a revisão da Lei dos Portos, federal, e seus reflexos trabalhistas. Alega que a comissão federal que discute o tema não tem representantes de trabalhadores.


Hiperplasia
O vereador Marcos Libório (Republicanos) pede autorização da Prefeitura para, em junho, usar as instalações do Hospital dos Estivadores para operar de 24 a 30 homens com hiperplasia prostática. A doença obstrui o canal urinário e pode levar à eventual necessidade de uso de sonda.


Em conjunto
O trabalho seria feito em conjunto com um movimento chamado Santos sem Sonda, que tem à frente dois urologistas atuantes na Cidade. A Prefeitura, sugere Libório, liberaria estrutura para esse fim.


À Câmara
O jornalista Antonio Cassimiro, o Toninho Cassimiro, que já exerceu atividades como a de assessor de imprensa da Prefeitura de Praia Grande, é pré-candidato a vereador pelo PP nessa Cidade.


Susto
O presidente da Praticagem de São Paulo, Fábio Mello Fontes, passa bem após ter caído no mar, por volta da 1 hora de domingo (21), quando subia em um navio porta-contêineres. Fontes, de 84 anos, arranhou o rosto e torceu o joelho esquerdo. Resgatado, completou a manobra de entrada da embarcação no canal de acesso ao Porto, juntamente a outro prático.


(...) Impactará diretamente suas vidas, em especial na forma como desempenham suas atividades”

Dionilso Marcon (PT-RS), deputado federal. A pedido dele, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara debaterá, às 9 horas de quarta-feira, o projeto de lei do Governo que tem por objetivo a regulamentação profissional do trabalho de motoristas de aplicativo.


Logo A Tribuna
Newsletter