Prefeito de Santos vai ao exterior para tratar de tecnologia e portos

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia desta segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Por: Rafael Motta e e equipe  -  25/09/23  -  07:06
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

O prefeito Rogério Santos (PSDB) estará na Europa entre quarta-feira e 6 de outubro. O chefe do Executivo santista viajará para Portugal e Itália, onde terá compromissos ligados às áreas portuária, tecnológica e cultural.

Em solo português, assinará um acordo de cooperação com a Universidade de Coimbra (foto), com o objetivo de acessar e pesquisar documentos de José Bonifácio de Andrada e Silva. O Patriarca da Independência, nascido em Santos, lecionou nessa instituição portuguesa.

O prefeito também visitará um núcleo de inovação, denominado UPTEC, que une a Universidade do Porto a empresas; verá o Porto de Leixões, o segundo maior complexo portuário artificial do país; conhecerá o Parque de Ciência de Inovação de Aveiro, que apoia empreendedores; estará em uma iniciativa de inovação ligada à Universidade de Coimbra, e participará de um evento com investidores nessa cidade, em uma mesa-redonda intitulada Possibilidades de Investimentos em Santos.


Agenda cheia
Rogério Santos também estará em um centro de inovação na capital, Lisboa, e visitará seu porto; se reunirá com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; conhecerá uma startup e uma área para revitalização de armazéns; também estará no porto e no parque tecnológico de Sines e participará de um encontro de startups.


Cidades-irmãs
Na Itália, o prefeito fará o que havia comentado em agosto, no jantar de aniversário da Società Italiana di Santos, no Valongo: assinará um acordo para que o Município e Gênova — onde está o maior porto italiano e de onde milhões emigraram ao Brasil — sejam cidades-irmãs. Visitará, ainda, o Museu da Imigração e falará sobre cidades inteligentes.


Tema doméstico
Antes de afivelar as malas, Rogério Santos tratará de uma questão local hoje. Segundo o líder do governo na Câmara, Adilson Júnior (PP), o prefeito detalhará aos vereadores o pedido de autorização para contrair um empréstimo internacional para a realização de serviços como drenagem e acessibilidade.


Pedido e crítica
A vereadora Telma de Souza (PT) solicitou o encontro sobre a proposta, que o vereador Fábio Duarte (Pode) chamou de “novo velho projeto de macrodrenagem”. A Prefeitura requer licença para obter até US$ 105 milhões (R$ 517 milhões) do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o que já foi aprovado em primeira discussão.


Nesta noite
Também a pedido de Telma, a Câmara tem hoje, às 18 horas, audiência pública para a discussão de uma política municipal sobre Alzheimer.


Saúde do servidor
Uma questão discutida em Santos pelo funcionalismo local é a Caixa de Assistência ao Servidor Público (Capep-Saúde). A coordenadora-geral do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Marcia Ester Caldas dos Santos (foto), distribuiu nota à imprensa para pedir que se discuta o que ela classifica de “grave situação” da autarquia.


Insuficiência
Marcia relata que a arrecadação sobre os salários (de 4,5% da folha, por parte da Prefeitura, e de 3% pelos funcionários) e as contribuições dos dependentes têm sido incapazes de fazer frente ao atendimento de 26 mil pessoas, somados servidores e suas famílias.


Possibilidades
A dirigente teme que se eleve a alíquota paga pelo funcionalismo, pois parte da categoria, segundo ela, teria de deixar a Capep. Com receita menor, atenderia menos. Haveria mais procura pela saúde pública e menos demanda por hospitais, clínicas e laboratórios que atendem a autarquia, com impacto econômico e em empregos.


Expectativa
O relançamento, hoje, do edital para as obras do Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá, renova a esperança de que, enfim, saia.


“Uma redistribuição mais adequada do FPM deve olhar para municípios que possuem os piores indicadores sociais e econômicos”
Kayo Amado (Pode), prefeito de São Vicente e um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos, sobre o Fundo de Participação dos Municípios.


Logo A Tribuna
Newsletter