Paulo Alexandre Barbosa confirma saída do PSDB (Nirley Sena/AT) Está marcada para 5 de junho, em Brasília, a convenção na qual o PSDB votará sua incorporação ou sua fusão com o Podemos. Os dois partidos têm, juntos, 28 deputados federais: 15 do Pode e 13 tucanos. Contudo, pelo menos um dos filiados ao PSDB não ficará na sigla que nascerá do entendimento entre as duas agremiações. Trata-se do deputado Paulo Alexandre Barbosa, na mesma legenda desde o início da vida pública, há 25 anos. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! “Não sou eu quem sairá do PSDB. O PSDB é que saiu de mim, pois se alinhou a valores que não compartilho”, disse o parlamentar à coluna, ontem de manhã, pouco antes da entrevista que concedeu ao JT1, na TV Tribuna. Na última eleição, Barbosa foi o candidato do PSDB mais votado do País à Câmara dos Deputados, onde exerce seu primeiro mandato, com 170.378 votos. Afirma estar recebendo convites para se filiar e tomará uma decisão “bem antes” de abril próximo, quando chegará o limite mínimo de seis meses para que alguém esteja vinculado a um partido a fim de disputar das eleições de 2026. Futuro político à parte, Barbosa afirmou ter tratado de saúde pública, na segunda-feira, em São Paulo, com o secretário estadual da pasta, Eleuses Paiva. E que ouviu do titular da pasta o compromisso para o custeio do Hospital de Peruíbe — quase pronto, mas, até então, sem verba para operar. Instituto Federal Será assinado na segunda-feira o termo de cessão do prédio da Escola Municipal Primeiro de Maio, pela Prefeitura de Guarujá, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP). O ato ocorrerá na Reitoria da IFSP, em São Paulo. Ontem, o Diário Oficial de Guarujá trouxe a lei que autoriza a cessão do imóvel, no Jardim Boa Esperança, por 30 anos prorrogáveis. Primeiro de Maio Os alunos do Ensino Fundamental 2 que estudam na Primeiro de Maio serão transferidos para as escolas Myrian Terezinha Wichrowski Millbourn e Franklin Delano Roosevelt, no mesmo bairro. Quem frequenta cursos técnicos ficará no prédio até concluí-los, inclusive em 2026. Uma Fatec O deputado estadual Matheus Coimbra Martins de Aguiar, o Tenente Coimbra (PL), disse que o Centro Paula Souza lhe confirmou a possibilidade de abrir uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Guarujá. Afirma deputado Coimbra declarou ter recebido da instituição a perspectiva de que as aulas comecem no início do próximo ano, em prédio alugado pela Prefeitura. Falta definir os cursos. Em substituição Conselheiro tutelar da Zona Noroeste, Kaio César Pereira (PP) exerce mandato por duas sessões na Câmara de Santos. De ontem a amanhã, substitui Adilson Júnior (PP), que está na Missão Internacional Porto & Mar 2025, do Grupo Tribuna. Dois declinaram Terceiro suplente, Pereira assume porque os anteriores declinaram: Leonardo Delfino preside a Fundação Arquivo e Memória, e Vinicius de Moraes Alves, o Viny Alves, é diretor de Operações da Prodesan. Em apoio A ex-prefeita de Santos Telma de Souza (PT) se solidarizou com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que, ontem, foi alvo de atitudes machistas na Comissão de Infraestrutura do Senado. Ser mulher Telma registrou que Marina “não se curvou às falas e aos comportamentos desrespeitosos direcionados a ela por senadores da República (...), simplesmente pelo fato de ser mulher”. Custará mais A Prefeitura de São Vicente esclarece que os R\$ 1,5 milhão em obras no Parque Ecológico Voturuá, como noticiou a coluna ontem, referem-se a “reforma do piso da área de entrada do horto e do pesqueiro, (...) acessibilidade, nova iluminação, mobiliário urbano e instalação de playground com piso de borracha”. Assim, faz pedido Fazer do espaço um parque temático infantil “completo” custaria R\$ 6 milhões, diz. “O prefeito Kayo Amado (Pode) faz um apelo aos deputados da região, para que destinem valores que cheguem a esse montante.”