Para vereadores, Mourão concorre à Prefeitura em Praia Grande. E eles estão até mudando de partido

Confira este e outros assuntos na coluna Dia a Dia

Por: Rafael Motta e equipe  -  02/04/24  -  14:34
Atualizado em 03/04/24 - 13:34
  Foto: Fabrício Costa/ AT/ Arquivo

“O candidato a prefeito é o Mourão”. Munida dessa certeza, a maioria dos dez vereadores de Praia Grande que eram do PSDB se transferiu para o MDB, partido do qual o coordenador regional é o deputado federal Alberto Mourão, neste período de janela partidária.

E a frase partiu do presidente da Câmara, Marco Antonio de Sousa, o Marquinho. Significa que legisladores dão como certo que a prefeita Raquel Chini (sem partido, ela mesma uma ex-tucana) não tentará a reeleição e terá sua pré-candidatura ao Executivo substituída pela de Mourão. Nem Raquel nem o deputado nada confirmam por meio de suas assessorias: a dela declara não haver definições sobre a disposição da prefeita em concorrer e o partido ao qual irá, e a dele silencia.

Quanto ao PSDB, o até então presidente do diretório praia-grandense e secretário municipal de Habitação, Anderson Mendes, entregou, no fim da tarde de domingo, sua carta de desfiliação da sigla, na qual ficou por 25 dos 43 anos dele.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Até o presidente
“Cheguei à conclusão de que minha filiação ao PSDB não reflete mais meus princípios e objetivos pessoais”, escreveu Mendes. Antes dominante na Cidade, não tem mais nenhum dos dez vereadores que havia elegido em 2020. Nove suplentes também se desfiliaram.


Para a maioria
O MDB é o destino de, por enquanto, seis dos antigos vereadores peessedebistas da Cidade: além de Marco Sousa, mudaram-se Hugo Ribeiro, Marcio Glauber de Oliveira, Rodrigo Penasso e Vera Benicio. Sergio de Souza, o Serginho Sim, ainda se filiará, diz sua assessoria.


Outros quatro
Dos demais, Roberto Andrade e Silva, o Betinho, primeiro a sair do PSDB. Foi para o Republicanos. João Alves Correa Neto ainda se decidirá. Os gabinetes de Marcelino Gomes e Natanael Oliveira não atenderam no fim da tarde desta segunda (1º).


O admirador
O vereador Benedito Furtado (PSB) expressou, em vídeo, sua admiração pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos). “Passei a acompanhá-lo de perto e a admirá-lo. Não tem o carisma que o Paulo (Alexandre Barbosa, PSDB, deputado federal) tem, (...) mas tem um coração maior que ele”. Furtado assim faz em meio à incerteza sobre quem disputará a Prefeitura de Santos.


Para todos
O vereador Fabrício Cardoso (Pode) esclarece ter sugerido à Prefeitura de Santos a possibilidade de se estudar a criação de um sistema on-line unificado para a venda de ingressos em atrações turísticas públicas e privadas. Para ele, seria um espaço seguro para os usuários e com melhor controle de receita.


De saída
Suplente de vereador pelo PP, o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, deixará o cargo até quinta-feira. Até lá, decidirá o partido no qual estará: se o mesmo ou outro. Dá-se como certo que o secretário em exercício, Denis Valejo, será o titular.


Dobradinha
O vice-prefeito de Itanhaém, Rodrigo Dias, deixará o Solidariedade e se filiará ao PP amanhã. Será vice na chapa do ex-prefeito e pré-candidato Marco Aurélio Gomes (PL).


Composição
Também em Itanhaém, o pré-candidato à Prefeitura pelo Novo, vereador Silvio César de Oliveira, o Silvinho Investigador, aliou-se ao PRTB para a eleição deste ano.


Juntaram-se
O vereador Jhony Sasaki, de São Vicente, trocou o PSB pelo Podemos do prefeito Kayo Amado.


Ambiental
Karina Bechtloff Cipriano assumiu a gerência da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) em Santos. Graduada em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e Engenharia Ambiental pela Universidade São Marcos, substitui no cargo Valdir Pereira Ramos Filho.


Agora, com a ampliação do efetivo (da PM), podemos dar continuidade a esse combate (à criminalidade na Baixada), que será constante”
Guilherme Derrite, secretário estadual de Segurança Pública, ao anunciar o fim da Operação Verão.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter