Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (ao centro), é esperado na Baixada Santista nesta quarta-feira (24) (Alexsander Ferraz/AT) O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpre agenda nesta quarta-feira (24) na Baixada Santista. A primeira parada será em Cubatão, às 11h30, no Ecopátio (Km 263 da Via Anchieta, no Parque Industrial), onde fará o lançamento da Unidade Móvel de Saúde do Caminheiro e Caminhoneira, do Agora Tem Especialista. Essa divisão do programa pretende levar atendimento médico a quem vive na estrada. As unidades costumam ser alocadas em pontos de parada e descanso. Nelas, é possível a motoristas, seus familiares e outras pessoas que utilizam as rodovias brasileiras realizar consultas sem hora marcada. As unidades estão aptas a realizar desde aferição da pressão a eletrocardiograma, passando por exames de sangue e até pequenos procedimentos. O atendimento é de 16 a 22 horas, de segunda a sexta-feira. Já há unidades em Pindamonhangaba (SP, BR-116), Uruaçu (GO, BR-153), Ubaporanga (MG, BR-116), Itatiaia (RJ, BR-116) e Novo Progresso (PA, BR-163). À tarde, às 13 horas, o ministro vai a São Vicente visitar o recém-concluído Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Porte III, na Área Continental (Rua Donald Alexandre Kealmann, 235, Jardim Rio Branco). As obras começaram em setembro de 2025, ao custo de R\$ 2 milhões, com verba federal do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Multa de R\$ 10 mil Foi apresentado na Câmara de São Vicente, pelo vereador Tiago Peretto (Pode), projeto de lei que prevê multa de R\$ 10 mil por pessoa em situação de rua transportada e irregularmente desembarcada no território vicentino. Descarte social O texto explicita o desembarque quando ele caracteriza a transferência irregular, “o descarte social, abandono induzido ou desassistência”. Em casos de atendimento de saúde, reintegração familiar ou acolhimento institucional, não fica caracterizada a infração. No momento, o processo tramita pelas comissões da Casa. Conferência de saúde Com o tema Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo É Cuidar do Brasil, Santos promove amanhã a etapa municipal preparatória para as 10ª Conferência Estadual de Saúde e a 18ª Conferência Nacional de Saúde. Aberta à população A etapa municipal da conferência é aberta ao público e será realizada no auditório da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes, à Rua Rosinha Viegas, 15, Encruzilhada), das 18 às 21 horas. Orçamento 2027 A Câmara de São Vicente vota nesta quarta (24), em primeira discussão, o projeto de diretrizes orçamentárias para 2027 (Projeto de Lei 42/2026), enviado pelo Executivo. Receita e despesa A receita total prevista é de R\$ 1,78 bilhão (já descontada a previsão inflacionária), enquanto a despesa total está orçada em R\$ 1,62 bilhão, também com a inflação à parte. Em ambos os casos não é considerado o regime previdenciário dos servidores. Mais orçamento Em Guarujá: a Câmara aprovou nesta terça (23), em segunda discussão, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2027. Por lá, a receita total prevista é de R\$ 2,78 bilhões. A diretriz orçamentária orienta a execução efetiva do orçamento. Absenteísmo O não comparecimento de pacientes às consultas agendadas é um dos principais problemas das unidades de saúde santistas, segundo o secretário de Saúde da Cidade, Fábio Lopez. Equilíbrio O diagnóstico foi apresentado em audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Santos, esta semana. Para Lopes, o combate ao absenteísmo é fundamental para se “gastar menos com equipamentos onde as pessoas estão faltando e gastar mais com a atenção primária e alta complexidade”. A principal Segundo o secretário, a unidade com alto índice de faltas é a Clínica Escola do Autista. Nos primeiros quatro meses deste ano foram 74 atendimentos e outras 70 pessoas que não compareceram.