(Reprodução/ Google Maps) O secretário de Meio Ambiente e Segurança Climática de Guarujá, Bruno Tacon Cardoso, quer que a Sabesp reveja os investimentos previstos para a Cidade até 2029. É nesse ano em que a empresa, agora privatizada, pretende cumprir metas fixadas em nível nacional para 2033 pelo Marco Legal do Saneamento. Cardoso entende que, no caso de Guarujá, o valor a ser aplicado não considera a população flutuante na temporada de verão, o que eleva a necessidade de estoque de água. “Deveríamos ter reserva para 30 dias, mas o tempo, hoje, é de três”. A empresa, na visão dele, também não levaria em conta como deveria outra necessidade: aumentar o volume de coleta e tratamento de esgoto, sobretudo com a criação de uma estação para tratar resíduos e prevenir problemas nas estruturas existentes — não só atuar em sua correção. “Guarujá é uma ilha e tem ecossistema sensível. Maior coleta de esgoto é importante para saúde e meio ambiente”, argumenta. “A Sabesp, hoje, tem uma visão do setor privado: de agilidade. Mas só nos interesses dela”, continua o secretário, ao dizer que a empresa estaria mais interessada no “plano de negócio” de expandir o fornecimento de água, “esquecendo o esgoto”. “Precisamos de um investimento proporcional ao dano que foi causado no tempo em que a Sabesp era pública”, alega. Sabesp responde A Sabesp, por nota, afirma que Guarujá fará jus a R\$ 1,6 bilhão dos cerca de R\$ 7,5 bilhões previstos em obras e serviços na Baixada Santista até 2029. Há R\$ 570 milhões em andamento ou em fase de contratação. Entre os exemplos, uma subadutora entre Santos e Guarujá e de um reservatório em Morrinhos, que custarão, juntos, R\$ 170 milhões. Cobertura total A empresa também cita que os projetos são baseados em um Plano Regional de Saneamento, cujo objetivo, em Guarujá, é assegurar 100% de cobertura de abastecimento de água em 99% de coleta e tratamento de esgoto em até quatro anos. Há detalhes no link www.sabesp.com.br/a-sabesp/meu-municipio. Farid: na Europa Ainda sobre Guarujá, o prefeito Farid Madi (Pode) está em viagem oficial desde ontem à República Checa, na Europa. Segundo a Prefeitura, foi convidado por empresas das áreas retroportuária e de logística interessadas em investir no Brasil. O território checo não tem saída ao mar, mas há empresas de logística atuantes em Santos que levam cargas da República Checa para portos europeus e vice-versa. Salgado, interino Até dia 22, pela primeira vez, o vice-prefeito Antonio Fidalgo Salgado Neto, o Toninho Salgado (SD), exerce o Governo de forma interina. Houve turbulência A viagem de Farid deve ser mais tranquila do que em 2007, em seu primeiro mandato. Naquele ano, visitava portos europeus quando o então vice, José Rodrigues Tucunduva Neto, obteve liminar para assumir o cargo. Na Espanha, Farid disse não ter se afastado porque voltaria em menos de 15 dias. Mas abreviou a viagem e o Governo interino. Uma contestação O Ministério Público Eleitoral não impugnará nenhuma das candidaturas a prefeito e vice em Mongaguá. Mas o PMB, sigla de Partido da Mulher Brasileira, contestou o pedido de registro de Cristina Wiazowski (PP). Pela cônjuge O pedido de rejeição do registro de candidatura foi enviado ontem à 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém, que abrange Mongaguá. O PMB alega que Cristina está em uma “pseudocandidatura”, pois o marido — o ex-prefeito Paulo Wiazowski Filho (PP) —, que venceu a eleição anulada de 2024, está inelegível. Sem reflexo O corpo jurídico de Cristina não foi notificado da ação. Extraoficialmente, analisa-se que o impedimento de substituição de Paulinho pela cônjuge só valeria se ele tivesse tomado posse ou, no mínimo, sido diplomado. Medalha A Câmara de Santos aprovou, nesta terça (13), conceder a Medalha Braz Cubas — maior honraria da Casa — ao ex-vereador Sadao Nakai (MDB). Sugestão de Rui De Rosis Junior (PL). Fábio Mello (PSOL) foi contra, devido à “posição política” de Nakai.