(Gabriel Zanuti/AT) Ontem fez uma semana do incêndio que destruiu pelo menos 100 moradias na Comunidade São Sebastião, perto do Dique da Vila Gilda, no Rádio Clube, em Santos. E o corpo da cuidadora de idosos Sandra Sarmento da Silva, de 64 anos, morta naquela ocasião, permanece na unidade santista do Instituto Médico Legal (IML). Assim afirmou, na sessão de quinta-feira da Câmara Municipal, o vereador Francisco Nogueira (PT). “Já foi colhido o DNA da família para reconhecimento, e a informação que deram para a família é um absurdo: tem que esperar quatro meses para liberar o corpo. (...) Que a gente (vereadores) possa falar com o prefeito (Rogério Santos, do Republicanos), o prefeito falar com o governador (Tarcísio de Freitas, do Republicanos). (...) Não é possível uma família esperar quatro meses para fazer o sepultamento do seu ente querido”. Ainda sem ter enterrado o corpo de Sandra, a família lembrou o sétimo dia de sua morte na quinta à noite, em missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Tarcísio Scaramussa, na Paróquia Sagrada Família, no Castelo. Líder do Governo na Câmara, o vereador Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira (PSDB), também fez menção ao IML santista, manifestando “veemente repúdio” pela “interrupção repentina e sem aviso prévio do serviço de necroscopia” na unidade, noticiada por A Tribuna. Princípio ferido A “decisão abrupta” de que apenas o IML de Praia Grande faça necropsias “demonstra desrespeito à população santista, ferindo o princípio da dignidade humana”. O Legislativo enviará a moção, assinada por 15 vereadores, ao governador. Sem respostas Até o fechamento desta edição, a Secretaria Estadual de Segurança Pública não respondeu quando o corpo de Sandra Sarmento será liberado, se a situação tem a ver com a suspensão das necropsias no IML de Santos e quando a unidade santista voltará a fazer os exames. IPTU: perdão O prefeito Rogério Santos enviou à Câmara, na quinta, projetos para perdoar dívidas de IPTU do Clube Atlético Santa Cecília, na Aparecida (R\$ 250 mil), e do Esporte Clube Juventude de Nova Cintra (R\$ 360 mil). Alega que ajudaria as entidades a manter serviços esportivos e sociais e que elas cedem espaços a campanhas de vacinação “e outras ações de saúde pública, (...) em consonância com o interesse público”. Sem comitê O secretário da Associação Comunitária dos Moradores do Macuco (Acom), José Santaella Júnior, lamentou que não se tenha aprovado a criação de um comitê local para acompanhamento da construção do túnel imerso Santos-Guarujá. Indenizações Santaella participou da reunião de quinta do Conselho Estadual do Meio Ambiente na qual se aprovou parecer para a licença prévia do túnel. Teme que a “representatividade comunitária” fique prejudicada à medida que a obra avançar e vê “ausência de parâmetros públicos claros para indenização” dos moradores que devem ter imóveis desapropriados. Tuberculose Os vereadores Marcos Caseiro (PT) e Benedito Furtado (PSB), de Santos, foram ontem à Prefeitura de Guarujá. Convidaram o prefeito guarujaense Farid Madi (Pode) e o secretário de Saúde local, Fábio Mesquita (foto), a atuar de forma conjunta no combate à tuberculose. Prontamente Segundo Furtado, Farid “prontamente se dispôs a participar da iniciativa”. Ele e Caseiro, que estimula as ações unificadas contra a doença, planejam visitar mais prefeituras da região. Repúdio Vereador em Praia Grande, o presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Carlos Eduardo Barbosa, o Cadu Barbosa (PRD), apresentou moção de repúdio à instalação de pórticos para cobrança eletrônica de pedágio “nas rodovias da Baixada Santista”. Mesmo assim Tal descontentamento não demoverá a concessionária de fazê-lo, já a partir de novembro, em Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri, as duas últimas no Vale do Ribeira. Em Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém e Praia Grande, cobrança em 2027.