Eleito nesta sexta-feira (31) presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), o vereador Carlos Eduardo Barbosa, o Cadu (PRD), de Praia Grande, afirma que a chegada da instituição aos 15 anos de existência e a participação dela no Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) são o momento de “consolidarmos essa maturidade, tanto da nossa entidade quanto da nossa atuação conjunta”. Cadu entende que “aproveitar ao máximo essa posição estratégica no Condesb” servirá para transformar o conselho “como plataforma para dar ainda mais voz às necessidades da nossa população”. Como informou a coluna nesta sexta, a Uvebs passará a dispor de grupos de trabalho temáticos, para o aprofundamento de discussões sobre temas específicos e alinhados à conformação de secretarias de Estado que tratam desses assuntos. Serão compostos 18 grupos: Cultura, Assistência Social, Habitação, Pessoas com Deficiência, Educação, Esporte, Meio Ambiente, Mulheres, Saúde, Segurança Pública, Transporte, Turismo, Causa Animal, Saneamento, Desenvolvimento Econômico (Portos e Aeroportos), Relações Internacionais, Juventude e Catástrofes e Contingências. Os vereadores que a integrarão não serão, necessariamente, da Uvebs. Haverá espaço para os 142 legisladores da região interessados em participar. Novos diretores Estes são os demais diretores da Uvebs: vice, Paulo Miyasiro (Republicanos, de Santos); 2º vice, Renata Barreiro (PL, Bertioga); 3º vice, Socorro Mendonça (PSD, Peruíbe); secretário, Paulo Monteiro (Republicanos, Praia Grande); 2º secretário, Alessandro Oliveira (Republicanos, Cubatão); tesoureiro, Marcinho Silva (PSB, Cubatão). Das nove cidades Ainda: 2º tesoureiro, William Thor (União, Itanhaém); Comunicação, Paula Jacó (Novo, Mongaguá); Defesa da Mulher, Michelle Freitas (PSB, Guarujá); Patrimônio, Benevan Souza (Republicanos, São Vicente), e Trabalho Institucional, Aparecido Davi (Republicanos, Guarujá). Pedro Garófalo permanece como secretário-executivo da Uvebs. Também integram Outros sete vereadores são conselheiros da união: Salmir Gomes (Republicanos, Bertioga), Daniela Teles (PSD, Peruíbe), Rafael Pasquarelli (União, Santos), Daniel Machado (PP, Itanhaém), Badu Diniz (Pode, Mongaguá), Jefferson Cezarolli (Pode, São Vicente) e Cristen Charles (MDB, Peruíbe). Era uma vez E se acabou de vez a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi). A Comissão Mista de Acompanhamento para a Liquidação e a Extinção da empresa foi destituída por portaria do prefeito Kayo Amado (Pode), publicada no Boletim Oficial do Município de quinta-feira. Ficaram R\$ 717 milhões em dívidas, absorvidos e negociados pela Administração. De costume Neste mês, os cartórios eleitorais do Estado voltam a atender no horário habitual: de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas. No mês passado, o expediente foi reduzido. Delfino na Fams O empresário Leonardo Delfino, primeiro suplente de vereador pelo PP, tornou-se ontem diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). Substitui o jornalista Luiz Dias Guimarães. Estreando É a primeira experiência de Delfino, de 30 anos, no serviço público. Formado em Engenharia de Produção e pós-graduado em Gestão Empresarial, é membro de instituições como a Associação Comercial de Santos. História e inovação Em postagem, o presidente da Fams disse querer “unir tecnologia e inovação à rica história da nossa Cidade”. Agradeceu ao prefeito Rogério Santos (Republicanos) pela “confiança” e, “muito”, ao deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) “por todo apoio e confiança em minha trajetória”. Em departamento Também suplente — o quarto do PSB —, o arquiteto Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino, foi nomeado diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade santista.