Viver Bem: Magnésio é fundamental para equilibrar o organismo

Um dos principais papéis do magnésio no corpo é regular a contração dos músculos; veja onde encontrar o mineral

Por: Nathália de Alcantara  -  23/10/21  -  07:52
 Alimentos com magnésio são fáceis de ser encontrados no dia-dia
Alimentos com magnésio são fáceis de ser encontrados no dia-dia   Foto: Adobe Stock

Você sabe para que serve o magnésio? Ele passa batido pelo seu cardápio, mas tem um significado bastante importante para o equilíbrio do seu organismo. Capaz de reduzir as chances de derrames, diabetes tipo 2 e até morte precoce, ele é bem fácil de ser encontrado nos alimentos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a nutricionista Fernanda Santana de Almeida, uma alimentação simples garante a presença do nutriente.

Confira os alimentos que contém magnésio


“Um punhado de castanhas de caju torradas ou duas colheres cheias de linhaça são suficientes por dia e uma alternativa deliciosa para se acrescentar na rotina”.


Um dos principais papéis do magnésio no corpo é regular a contração dos músculos, lembra ela, explicando que isso faz inclusive com que o coração se mantenha no compasso.


“Ele participa do transporte de potássio através das membranas celulares, além de ajudar a fazer uma faxina nas células”, explica Fernanda.


A também nutricionista Karla dos Santos Cardoso explica que o magnésio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de hipertensão. Isso sem contar a força que dá na recuperação dos exercícios físicos e na redução de dores e cãibras.


“Claro que tudo deve ser ingerido com moderação e os efeitos são sutis. Mas, de maneira geral, até quem sofre de TPM (tensão pré-menstrual) tem as cólicas amenizadas nesse período”, diz ela.


A especialista explica que uma saída para aumentar o consumo do nutriente é prestar atenção em onde encontrá-lo.


“Os minerais estão diretamente ligados à riqueza do solo. Os alimentos orgânicos sempre serão mais completos e melhores para a saúde. Isso tem a ver com o cultivo sem agrotóxicos”, diz Karla.


Apostas
Investir em oleaginosas, cereais integrais, leite e derivados são ótimas saídas. Até o chocolate amargo tem magnésio para contribuir com a sua dieta. Alimentos como nozes, avelãs, castanhas e amêndoas também se destacam quando o assunto é o mineral.

Para que serve o magnésio? Clica e entenda


O nutricionista Carlos Eduardo Moraes explica que o magnésio não se perde facilmente quando exposto a altas temperaturas. Na verdade, no caso do espinafre, são disponibilizados mais nutrientes nas versões cozida e refogada.


Por outro lado, ele não combina com bebidas alcoolicas, refrigerantes, gorduras e carboidratos. O que acontece, quando misturado, é que ele acaba sendo desperdiçado.


“O magnésio é aproveitado pelo organismo em cerca de 30% a 50%. O número é menor se rins ou intestino tiverem problemas”.


Logo A Tribuna
Newsletter