Viver Bem: leite materno é alimento de ouro e o maior 'presente' das mães para os bebês

Mais do que nutrição, o ato de amamentar - lembrado no Agosto Dourado - reforça os laços entre mãe e bebê

Por: Nathália de Alcantara  -  31/07/21  -  15:54
 Viver Bem: leite materno é alimento de ouro (com arte)
Viver Bem: leite materno é alimento de ouro (com arte)   Foto: Lucas Mendes/Unsplash

O leite materno é o bem mais precioso que a mulher guarda dentro de si e o melhor presente que uma mãe pode dar para o filho. E, neste Agosto Dourado, mês que incentiva a amamentação, a dica dos especialistas para elas é que se sintam poderosas e amamentem seu bebê. Para quem está de fora, que façam com que essas mulheres se sintam valorizadas e maravilhosas por essa decisão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para a pediatra Keiko Teruya, que há 52 anos estuda sobre amamentação e se dedica a incentivar outras mulheres, muitos estudos mostram hoje a importância do aleitamento materno. VEJA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS


"Eu falava isso sem estudos científicos, mas agora existe muito material que comprova os benefícios dessa ação. O leite materno contém inclusive células tronco. Não é fácil para a mulher, exige dedicação, disponibilidade e desprender-se muito de si, mas são infinitos benefícios ".


Uma das maiores referências da região na defesa da amamentação, Keiko explica que crianças que são amamentadas evoluem melhor, terão escolaridade maior e serão mais felizes.


"Além de tudo, a troca de olhares entre mãe e filho durante a amamentação farão com que esse futuro adulto sinta-se seguro e tenha em seu coração que é verdadeiramente amado". VEJA MAIS DETALHES AQUI


Banco de Leite


As mulheres saudáveis e que tenham leite excedente podem doar para o Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Quem recebe são os bebês prematuros ou com baixo peso internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica da unidade.


A coordenadora e nutricionista Renata Pavesi explica que a doadora deve ir pessoalmente no local para um cadastro e recebimento do kit para a coleta e o armazenamento do leite, além da entrega de exames do último trimestre da gestação. A retirada é feita em Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande.


Hoje, o estoque do Banco de Leite do HGA é de 25 litros, o suficiente para cerca de um mês. São ainda, em média, de 12 a 15 doadoras mensais, número que varia muito. O leite materno tem validade de até 15 dias congelado e, ao chegar no hospital, é pasteurizado, o que aumenta sua durabilidade para seis meses.


"Não é o que acontece aqui, mas a doação de leite é uma opção inclusive para casos de adoção. Isso é o melhor e mais indicado para o bebê. Lá na frente, a criança será poupada de doenças como obesidade, colesterol, diabetes, porque foi amamentada. A mãe também é beneficiada na amamentação, com a diminuição de chances de desenvolver cânceres de útero e mama, por exemplo. VEJA MITOS LIGADOS À AMAMENTAÇÃO


Logo A Tribuna
Newsletter