Viver Bem: especialista de Santos fala sobre benefícios da meditação para a saúde física e mental

Técnicas milenares são úteis, em especial nos dias de hoje, quando a dificuldade em desacelerar prejudica o bem-estar

Por: Natalia Cuqui  -  15/01/22  -  10:09
A meditação vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas
A meditação vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas   Foto: Pixabay

Procurada como uma forma de escapar da rotina corrida, a meditação vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia, pois oferece benefícios para a saúde física e mental. A professora de ioga Bianca Midlej explica que a meditação, técnica surgida há mais de 5 mil anos, talvez na Índia, é aliada ao ioga. Segundo ela, como o território indiano foi invadido por nações ao longo de séculos, a cultura deles absorveu as técnicas do ioga.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Existem mais de 100 linhas do ioga. Todas têm o mesmo objetivo, que é o autoconhecimento, se observar. A meditação veio dentro do contexto do ioga: é uma técnica que faz parte da prática, e seu objetivo também é o autoconhecimento”, explica.


A meditação consiste em respirar de forma consciente e ritmada, segundo a professora. As técnicas podem ser usadas no cotidiano.


Meditação
Meditar, prossegue Bianca, “é parar os pensamentos para acessar o canal intuicional. A intuição não é algo místico, todo mundo tem. Por exemplo: a gente vai para o trabalho por um mesmo caminho, mas algo diz para ir por outro. Aí, nesse outro caminho, eu encontro alguém que não via há muito tempo, ou no caminho usual há um acidente, mais trânsito. É um conhecimento acima do mental, conhecimento intuicional. Faz parte da gente”.


Para treinar a mente, escolhe-se um objeto específico para se concentrar por determinado período. “Você pode começar com um minuto. Aí, você determina que naquele minuto estará concentrado em uma coisa só. Pode ser um som, um símbolo geométrico ou a chama de uma vela. A mente vai se dispersar, é normal e você não deve se julgar, só voltar a se concentrar. Com o tempo, fica mais fácil.”


A professora pratica ioga há dez anos e começou com treinos de meditação, depois de uma crise de síndrome do pânico. Ela se formou em 2017 como instrutora, quando começou a dar aulas. “É uma sensação tão boa de bem-estar que eu a quis levar para o maior número de pessoas possível.”


Para o professor Jefferson Greco, meditar por cinco minutos de manhã e cinco minutos antes de dormir, concentrando-se na inspiração nasal e na expiração, já são suficientes para notar diferenças na vida.


“O que a gente trabalha aqui é que o ioga consegue ser muito adaptado para cada tipo de pessoa, respeita muito o ritmo biológico de cada um. É bem versátil para que todos possam praticar. Comecei há 20 anos, buscando um processo de autoconhecimento, me entender mais.”


Ele reforça que existem mais de 2 mil técnicas, incluindo respiratórias, corporais, de força e flexibilidade. A ideia, segundo ele, é que o ioga prepare o praticante para ter uma boa meditação.


Logo A Tribuna
Newsletter