Viver Bem: aprenda a dizer não de maneira saudável e tenha uma vida mais leve

Pronunciar essa palavra com todas as letras, em claro e bom som, é fundamental para uma vida feliz

Por: Nathália de Alcantara  -  06/03/21  -  20:15
É fundamental dar uma negativa e se fazer entender sem parecer grosseiro
É fundamental dar uma negativa e se fazer entender sem parecer grosseiro   Foto: Pixabay

Nem pense em não dizer não! Pronunciar essa palavra com todas as letras, em claro e bom som, é fundamental para uma vida saudável e feliz. No relacionamento com outras pessoas, seja na família, no amor ou no trabalho, é fundamental dar uma negativa e se fazer entender sem parecer grosseiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a psicóloga Fernanda Amado, o ideal é ser sincero com você mesmo e passar o seu recado de maneira firme, mas sem exageros. "Dizer não é diferente de ser grosseiro. Claro que tudo depende da maneira como você se expressa, mas, de maneira geral, é importante dizermos quando não concordamos com algo".


>> Confira dicas para aprender a dizer não


Ela explica que o maior perigo de dizer sempre "sim" é que as pessoas logo percebem isso e costumam se aproveitar da situação. “No trabalho e no relacionamento a dois, é importante estabelecer limites logo no começo. Assim, as pessoas já se acostumam com o seu jeito e sabem quais são os limites de até onde elas podem ir”.


Para a psicóloga, existem maneiras de começar a treinar o seu não de um jeito que não seja traumático para ninguém, inclusive para você mesmo. “Essa questão tem a ver com pensar mais em si, no que é melhor para você, e menos em como o outro pode se sentir. Mas fazendo tudo de uma maneira sempre educada, gentil e respeitosa com o próximo”.


O primeiro passo é refletir sobre situações que se repetem com frequência e que você gostaria de passar a dizer não. Vale até ensaiar a resposta em frente ao espelho para ver como está se saindo e ver quais pontos precisa melhorar.


Grosseria


Ainda tem gente que acha que dizer não é grosseria. E, na verdade, a terapeuta de casais Rosângela Santiago explica que o não faz parte da vida. “Não concordar, não aceitar, não querer. Tudo isso faz parte do nosso dia a dia. E, quanto mais cedo soubermos lidar com isso, melhor para todo mundo”.


A primeira coisa é ser educado. A segunda, não tentar agradar e fazer a vontade de todos. Depois, tenha em mente que não é preciso sentir culpa.


“É preciso barrar a necessidade de querer estar bem com todo mundo o tempo todo. Não vale a pena se sacrificar por conta dos pensamentos alheios. Cuide de você e da sua saúde em primeiro lugar”, alerta o psicólogo Renato Duarte.


Quando dizer não?


As principais situações que envolvem esse tipo de dilema, segundo Renato, são aceitar pedidos inadmissíveis de amigos só para não se indispor. “Quando perceber que há um prejuízo envolvido nessa falta de sinceridade, diga não. É preciso trabalhar a coragem de dizer o que se pensa e não ter medo de ser mal compreendido. Nada de ficar preocupado em ser criticado ou não agradar”, dispara o psicólogo.


Logo A Tribuna
Newsletter