Vitaminas são essenciais para uma vida saudável

Veja para que servem e onde encontrá-las

Por: Da Redação  -  18/08/19  -  21:26
Hortaliças são fonte importante de hortaliça
Hortaliças são fonte importante de hortaliça   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Você sabe para que servem e onde são encontradas as vitaminas de que nosso corpo precisa? Saiba que elas são nutrientes muito importantes para a sua saúde e podem ser obtidas em alimentos simples e variados.


Segundo a nutricionista Jessica Lacerda, sem as vitaminas necessárias, o nosso corpo enfrenta problemas que, mais tarde, precisam ser resolvidos, provavelmente com remédios.


“A alimentação é fundamental para a nossa saúde, que de forma geral é um grande reflexo das nossas refeições. Mesmo quem é jovem precisa começar ainda hoje a tomar alguns cuidados para ter um futuro saudável e feliz”, orienta.


Dificuldades


Ela explica, ainda, que a falta de vitaminas pode trazer uma série de problemas de saúde, seja agora ou no futuro. “É fundamental começar a mostrar para os filhos, ainda pequenos, como se alimentar corretamente. Assim, eles crescerão tendo isso como um hábito, algo que foi incutido de maneira natural.”


O clínico geral Marcelo Pedroso diz que o nosso próprio corpo também produz alguns alimentos, como no caso das vitaminas D, quando expomos nossa pele à luz solar, e K, que é produzida por bactérias em nosso intestino.


“Para o organismo funcionar da melhor maneira, é preciso ter a quantidade certa de cada vitamina. Nem mais, nem menos. Uma curiosidade é o fato de as pessoas não precisarem ingerir muitas vitaminas, ao contrário de outros nutrientes de que o corpo precisa.”


Cada função


A Tribuna ouviu especialistas, que explicaram a função de cada vitamina no organismo e onde encontrar cada uma delas. As vitaminas são divididas em duas categorias: lipossolúveis e hidrossolúveis. Nas primeiras, a bile é necessária para a absorção. Por isso, nesses casos, um excesso na ingestão pode causar a sensação de toxicidade.


Já no caso das hidrossolú-veis, a maioria nem é absorvida pelo organismo. Por isso, elas normalmente são eliminadas na urina.


A dermatologista Maria Luiza Fernandes explica que a vitamina A, por exemplo, é fundamental para quem deseja ter uma pele saudável. “Na verdade, várias lesões na pele estão relacionadas justamente à falta dessa vitamina.”


Ela diz ainda que os vegetais folhosos verde-escuros e frutas amarelo-laranjas têm carotenoides, que são convertidos em vitamina A pelo organismo.


“A mesma função tem a vitamina B6. Ela está envolvida no funcionamento do sistema nervoso e também na saúde da pele. A melhor maneira de encontrá-la é ingerir rotineiramente alimentos como carne de porco, cereais integrais, batata e banana”, informa.


Saiba mais sobre elas


Vitamina A - Para que serve: está relacionada a visão, manutenção dos tecidos epiteliais e imunidade. Sua deficiência pode causar cegueira, problemas na pele e queda na imunidade. Esta última pode
ser uma porta de entrada para outras doenças. Onde encontrar: vegetais de cor alaranjada, hortaliças de coloração verde-escura, leite e derivados, ovos e fígado


Vitamina B1 - Para que serve: é fundamental na manutenção dos sistemas nervoso e circulatório. A deficiência dessa vitamina desenvolve um problema conhecido como beribéri, que desencadeia
perda de apetite, fraqueza, formigamento, falta de ar, inchaço e dor nos membros. Onde encontrar: carnes, vegetais folhosos, legumes, cogumelos e grãos integrais.


Vitamina B2 - Para que serve: apresenta importante papel na manutenção da pele, sendo sua deficiência responsável por causar lesões nesse órgão. A vitamina B2 está relacionada com a prevenção da catarata. Onde encontrar: carnes, hortaliças, grãos integrais, leites e derivados.


Vitamina B3 - Para que serve: apresenta importante papel no funcionamento do sistema imunológico e nervoso, além de ajudar a reduzir níveis de colesterol e triglicérides. Sua deficiência provoca problemas gastrointestinais, na pele e pode provocar confusão mental. Onde encontrar: carnes, vegetais folhosos, grãos, nozes e ovos.


Vitamina B5 - Para que serve: relaciona-se com a prevenção contra degeneração das cartilagens, ajuda na imunidade e formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Sua deficiência pode causar formigamentos de mãos e pés, além de fadigas. Onde encontrar: carnes, hortaliças, grãos integrais, frutas e leites e derivados.


Vitamina B6 - Para que serve: tem papel importante nos sistemas imunológico e nervoso, além de reduzir os riscos de doença cardíaca. Sua deficiência pode desencadear anemia, convulsões e espasmos musculares. Onde encontrar: carnes, hortaliças, grãos integrais e nozes.


Vitamina B7 - Para que serve: apresenta importante papel na redução dos níveis de glicose no sangue. Sua deficiência pode desencadear alterações neuromusculares e na pele. Onde encontrar: carnes, hortaliças, legumes e ovos.


Vitamina B9 - Para que serve: atua principalmente nos sistemas imunológico, nervoso e circulatório. Sua deficiência está relacionada a problemas congênitos e anemia. Onde encontrar: hortaliças verdes, legumes, grãos integrais e nozes.


Vitamina B12 - Para que serve: atua em células nervosas e equilíbrio hormonal. Sua ausência pode causar problemas neurológicos, anemia, perda de equilíbrio e dormências. Onde encontrar: carnes, ovos, leites e derivados.


Vitamina C - Para que serve: apresenta grande importância na síntese de colágeno e funciona como antioxidante. Sua ausência pode causar escorbuto, um problema de saúde que desencadeia sintomas como fraqueza e sangramentos nas gengivas. Onde encontrar: frutas como acerola, limão, laranja, maracujá e também no brócolis.


Vitamina D - Para que serve: garante a absorção e a utilização do cálcio e do fósforo. A deficiência dessa vitamina está relacionada a problemas de raquitismo e osteoporose. Onde encontrar: em alguns peixes, leite e derivados, além de gemas de ovos. Além disso, a vitamina D pode ser produzida pelo organismo quando a pele é exposta à luz solar.


Vitamina E - Para que serve: atua como importante antioxidante. Sua falta está relacionada ao desenvolvimento de alterações no sistema nervoso. Onde encontrar: óleos vegetais, sementes, grãos integrais e nozes.


Vitamina K - Para que serve: fundamental na coagulação sanguínea, ou seja, sua falta afeta esse processo. Onde encontrar: hortaliças verdes. É também produzida por bactérias presentes no intestino.


Lipossolúveis: são aquelas vitaminas solúveis em gordura. Elas se acumulam no fígado e no tecido adiposo. As A, D, E e K são classificadas dessa forma.


Hidrossolúveis: são as solúveis em água e não são armazenadas no organismo. As vitaminas B e C são classificadas nessa categoria.


Logo A Tribuna
Newsletter