Incômodo elevado com uso de máscaras durante quarentena pode indicar bruxismo

Segundo o cirurgião-dentista Wagner Nascimento, desconforto ao usar proteção é normal, desde que seja em pequena escala

Por: Carlos da Hora  -  21/05/20  -  22:37
Uso de máscaras durante pandemia de coronavírus é essencial
Uso de máscaras durante pandemia de coronavírus é essencial   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Desde o início do mês, o uso de máscaras tornou-se obrigatório no Estado de São Paulo, como forma de prevenção à pandemia do coronavírus. O acessório ajuda a reduzir as chances de contrair e transmitir a doença. Contudo, o uso da máscara gera desconforto na maioria das pessoas.


Em entrevista para ATribuna.com.br, o cirurgião-dentista Wagner Nascimento, afirmou que é normal a população sentir dores leves nas primeiras vezes que utilizar a máscara. Mas sentir um incômodo elevado pode ser sinal de outros problemas, como o estresse e o bruxismo.


"O bruxismo é ato de ranger os dentes. Isso pode acontecer durante o dia ou à noite. Só que à noite ele é mais destrutivo. Normalmente, quando as pessoas estão dormindo, elas podem fazer uma força muito maior do que o normal. A origem da doença vem de fatores da vida como ansiedade e estresse, fazendo a musculatura ficar hiperativa", explicou Wagner.


Além do uso das máscaras, pessoas têm apresentado mais sintomas de estresse durante a quarentena. Muitas acabam se desgastando mais que o normal por permanecer todo o dia em casa. "Ficar em casa quando está de férias é uma situação diferente da que estamos vivendo. Acredito que todos esses dias sejam desconfortáveis para a maioria da população". 


O cirurgião-dentista contou que outros colegas na área também já notaram um aumento no número de casos de bruxismo na região. "Seja nas pessoas que já tinham um bruxismo diagnosticado e agora começaram a ter uma atividade maior e pessoas que nunca tinham percebido o bruxismo e começaram a ter". 


Bruxismo


A doença, além de trazer grande dor na área do maxilar, pode ser potencialmente perigosa para toda a face. Começando com um desgaste dentário, o problema pode ocasionar até uma perda óssea ao redor dos dentes, gerando deformidades faciais. 


Por isso, Wagner ressalta a importância de procurar um profissional da área caso esteja com sérios desconfortos na região.


Máscaras


Ainda assim, o uso das máscaras é essencial durante todo este dias de pandemia. "Hoje, é extremamente importante. Acho que é inquestionável, até porque é uma recomendação do ministério da saúde". 


Segundo o doutor, a escolha do modelo certo pode fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis ao colocar a máscara. As profissionais acabam machucando um pouco mais que as outras, porém, elas só precisam ser utilizadas por profissionais da saúde. 


Versões do acessório feitas de pano pode ser uma ótima dica para os que usaram se sentirem com menos desconforto na utilização.


Logo A Tribuna
Newsletter