Entenda como lidar com os pensamentos intrusivos

Às vezes, eles aparecem e são sempre assustadores, mas todos passam por isso

Por: Nathália de Alcantara  -  07/08/21  -  08:01
 Para o psicólogo Alberto Cardoso dos Santos, a vida moderna aumentou o número de pessoas com pensamentos intrusivos
Para o psicólogo Alberto Cardoso dos Santos, a vida moderna aumentou o número de pessoas com pensamentos intrusivos   Foto: Jonathan Rados/Unsplash

Sabe aquele pensamento ruim de que você se arrependeu depois? Por mais que sejam assustadores, esses pensamentos intrusivos são algo normal, que passam pela cabeça de todo mundo. O problema mora no fato de isso virar algo recorrente, de se fazer com que se tornem realidade ou isso atrapalhar a vida.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os pensamentos podem ter duas origens, explica a psicóloga Natália Albuquerque: algum transtorno psicológico ou situações de nosso dia a dia, que muitas vezes nos vemos incapazes de controlar. (veja mais)


“Sempre peço para que se busque a causa desse tipo de pensamento, pois isso fará toda a diferença. Pode ser por alguma experiência simples ou ter algo mais profundo, como um transtorno de ansiedade ou caso de depressão.”


Ela explica que a constância e a frequência nos pensamentos intrusivos devem ser observadas, pois eles têm a tendência de se alimentar o tempo todo. “Esse pode ser o primeiro passo para uma série de pensamentos negativos e preocupações excessivas. O detalhe é que, na maioria dos casos, são irreais.” (veja mais)


Para o psicólogo Alberto Cardoso dos Santos, a vida moderna aumentou o número de pessoas com pensamentos intrusivos. “Vivemos num ritmo cada vez maior, com muitas demandas em casa e no trabalho, além de precisar atender as expectativas das pessoas que nos rodeiam. Isso tudo tem um preço.”


Ele defende que fatores que prejudicam essa realidade são se alimentar mal, não ter uma atividade física, estar pouco com pessoas de quem se gosta e não ter um tempo para atividades que façam bem, como ler um livro, assistir a uma série ou praticar um hobby.


“É importante ter um momento seu, só seu, distante de tudo o que lhe causa agitação, medo, angústia ou qualquer outro sentimento ruim ou pesado. Só que as pessoas fazem isso cada vez menos”, alerta o especialista.


Lide com eles


Os pensamentos intrusivos são involuntários, apesar de perturbadores. Muitas pessoas ficam preocupadas com seu significado e não sabem exatamente como agir. O importante, explica a psicóloga Jordana Reis, é não se fixar neles.


“Não é preciso ter vergonha ou medo desses pensamentos. Na verdade, é preciso reconhecer que são apenas pensamentos e não se tornarão realidade.”


Outra questão é o fato de esses pensamentos não terem qualquer relação com o seu comportamento ou a sua personalidade. “É preciso relaxar se eles não habitam a sua cabeça o tempo todo. Caso contrário, é preciso procurar ajuda profissional para investigar a causa do problema.”


Logo A Tribuna
Newsletter