Doença silenciosa, hipertensão arterial afeta 20% dos brasileiros

Maio é o mês de conscientização sobre a doença. Especialista explica como a mudança de hábitos de vida pode prevenir o problema

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  19/05/19  -  13:15
Apesar da hipertensão arterial ser comum entre idosos, todas as faixas etárias podem ser afetadas
Apesar da hipertensão arterial ser comum entre idosos, todas as faixas etárias podem ser afetadas   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Maio é o mês de conscientização sobre uma doença silenciosa, mas que acomete cerca de 55% da população brasileira acima dos 70 anos: a hipertensão arterial. A estimativa é de que 20% de todos os brasileiros convivam com esse problema, causado majoritariamente por maus hábitos como falta de exercícios, má alimentação e tabagismo.


Apesar de a hipertensão arterial ser comum entre idosos, todas as faixas etárias podem ser afetadas. Com o aumento dos casos de obesidade e sobrepeso na população, além de fatores como o estresse, a doença tem abrangido todas as idades.


O presidente da Regional Santos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Fábio de Freiras Guimarães Guerra, explica que o mês de conscientização sobre a hipertensão busca trazer luz a um problema grave, além de estimular as pessoas a medirem a pressão e procurarem um médico para detectarem a doença o mais precocemente possível.


A hipertensão arterial é o principal fator de risco para outras doenças cardiovasculares, incluindo AVC e infarto, que são, atualmente, as doenças que mais matam no mundo, de acordo com o médico.


O cardiologista explica que a hipertensão não apresenta sintomas na grande maioria das vezes, então, para detectar esse problema precocemente, é preciso medir sempre a pressão. “É um procedimento extremamente simples, mas é o único jeito de detectar. Não podemos ficar esperando aqueles sintomas mais clássicos, que as pessoas vulgarmente consideram como os sintomas da hipertensão arterial, como a cefaleia nucal - a dor de cabeça na nuca -, alterações de visão e tontura. São sintomas pouco específicos e não necessariamente estão ligados à hipertensão”.


De olho na pressão


Caso o paciente apresente pressão alta, o presidente da Regional Santos da Socesp recomenda que ele procure um cardiologista para dar início ao tratamento, que não só é feito com remédios, mas também inclui uma mudança de hábitos.


“É preciso controlar o sódio, o sal, na alimentação, manter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas, ter boa qualidade de sono, e o paciente que é tabagista tem que parar de fumar, perder peso. Ou seja, é um conjunto de medidas. Tomar o remédio é fácil, o problema é conseguir fazer com que o paciente mude os hábitos errados e que, na grande maioria das vezes, já vêm de anos”, explica o médico.


Vida saudável


O médico afirma que é perfeitamente possível ter uma vida saudável após o controle da hipertensão arterial. “Uma pessoa com valores de pressão controlados tem praticamente o mesmo risco de ter problema cardiovascular de uma pessoa que não tem o problema”, conta.


“Então, temos que ficar de olho na hipertensão, por ela ser uma doença assintomática, comum e cada vez mais precoce. A hipertensão é uma doença extremamente grave e, muitas vezes, negligenciada, tanto pelos pacientes como por alguns profissionais da saúde”, finaliza.


Logo A Tribuna
Newsletter