Butantan espera chegada de 5,4 mil litros de insumos para vacina no dia 3

Estado de São Paulo espera produzir mais vacinas da CoronaVac para distribuição em todo o país

Por: Do Estadão Conteúdo  -  26/01/21  -  18:38
Atualizado em 26/01/21 - 18:39
A desconfiança entre a cúpula da Anvisa e o governo paulista é mútua
A desconfiança entre a cúpula da Anvisa e o governo paulista é mútua   Foto: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo

O diretor do InstitutoButantan, Dimas Covas, anunciou que no próximo dia 3 de fevereiro devem chegar ao País 5,4 mil litros de insumos, importados da China, necessários para a produção da Coronavac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório Sinovac.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo afirmou, oButantanaguarda a liberação e exportação pelas autoridades chinesas de adicionais 5,6 mil litros, já em "processo adiantado de liberação".


"Tivemos sinalização de que a liberação será feita de maneira muito rápida", completou o diretor do instituto. Até o momento, a expectativa doButantané de receber, ao todo, 11 mil litros de insumos para a produção das doses da vacina.


Conforme afirmou Covas, cada dose recebe entre 0,62 ml e 0,5 ml de imunizante.


Nesta terça pela manhã, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve reunido com o embaixador da China no País, Yang Wanming, para tratar da liberação de insumos necessários à vacina contra o coronavírus produzida e envasada pelo InstitutoButantan.


O embaixador descartou que o atraso na liberação dos insumos tenha ocorrido por atritos com o governo federal ou em retaliação às declarações do presidente Jair Bolsonaro contrárias à vacina. Conforme afirmou Yang, a demora em liberar os insumos pelas autoridades chinesas se trata de questão técnica e não política.


"Mantemos relação amistosa tradicional entre os dois países, incluindo o Estado de São Paulo, maior do Brasil", disse Yang. "A Coronavac está sendo aplicada em todo o País. A cooperação beneficia não só os paulistas, mas todo povo brasileiro", completou.


Logo A Tribuna
Newsletter