Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Imunizante não poderá ser aplicado em pessoas de baixa imunidade

Por: Cássio Lyra  -  20/01/22  -  13:29
Atualizado em 20/01/22 - 13:41
CoronaVac poderá ser aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
CoronaVac poderá ser aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos   Foto: Divulgação/Instituto Butantan

A Agência Nacional de Vigilância de Sanitária (Anvisa) liberou a utilização da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes brasileiros. O imunizante foi aprovado para a faixa etária de 6 a 17 anos, com restrições para pessoas de baixa imunidade (imunossuprimidos).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O colegiado da Anvisa realizou a votação nesta quinta-feira (20), atendendo a um pedido apresentado pelo Instituto Butantan para a liberação do imunizante.


A diretora-relatora da Anvisa, Meiruze de Sousa Freitas, foi a primeira a votar a favor do pedido, mas com restrições de que a CoronaVac seja aplicada em crianças a partir dos 6 anos e adolescentes até 17 anos, contrariando a solicitação do Butantan, que desejava a vacina para crianças a partir dos 3 anos.


Segundo Meiruze, faltou por parte do Butantan o envio de informações sobre o grupo imunocomprometidas (baixa imunidade), por isso a agência fez a recomendação de que a vacina não seja aplicada neste grupo.


Os diretores da Anvisa Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota e Cristiane Jourdan também votaram a favor da CoronaVac com as restrições de idade e de grupo, seguindo integralmente as recomendações da relatora.


Por fim, o presidente do órgão, Antonio Barra Torres, finalizou a reunião também votando integralmente de acordo com a relatora, formando unanimidade sobre o tema.


Assim como foi no público adulto, serão aplicadas duas doses da CoronaVac neste público com intervalo de 28 dias entre as doses. Estados e o Ministério da Saúde vão divulgar novo calendário de quando a Coronavac passará a fazer parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) para crianças e adolescentes.


Logo A Tribuna
Newsletter