Água de coco ajuda contra câimbras, efeitos de ressaca e pressão alta

A bebida que é símbolo do verão também é uma rica fonte de hidratação

Por: Gabriel Fomm  -  29/10/22  -  15:17
Atualizado em 29/10/22 - 15:32
A água de coco é uma rica fonte de hidratação
A água de coco é uma rica fonte de hidratação   Foto: Mauricio de Souza/AT

Verão chegando, clima de praia e muita água de coco. Além de saborosa e refrescante, a bebida é uma excelente fonte de hidratação. Seus diversos benefícios tornam o líquido saudável e ideal para ingerir após realizar exercícios físicos e, até mesmo, para ajudar na ressaca.


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A nutricionista Natália dos Reis afirma que a água de coco auxilia na reposição de líquidos que foram perdidos ao longo do dia, seja pelo suor excessivo durante a prática de atividades físicas. Comer a polpa da fruta também é benéfico para a saúde.


“Ela é fonte de fibras e gorduras que promovem muita saciedade e bom funcionamento do intestino. Um lanche completo. Ela pode e deve ser ingerida de outras maneiras como adicionada ao iogurte, salada de frutas, vitaminas ou até mesmo transformada em uma cocada de coco verde. É bom aproveitar os alimentos em sua totalidade”, explica.


Além de um forte aliado contra a desidratação, por ser um excelente isotônico natural que apresenta tanto água quanto carboidratos, a bebida é rica em potássio e magnésio. Sendo assim, também é recomendável contra câimbras.


“A água de coco tem tanto magnésio quanto potássio, além de cálcio, e pode ser uma aliada para o combate às câimbras. A ingestão de magnésio deve ser melhor investigada e deve-se apostar em outras fontes de magnésio ao longo do dia, como as folhas verdes escuras que, muitas vezes, são deixadas de lado nas principais refeições”, reforça.


Um dos principais benefícios da água de coco também é a regulação da pressão arterial. A profissional indica que o motivo dessa ação é a riqueza em potássio. “Ela auxilia a eliminação do sódio a partir da urina, então pode fazer parte do plano alimentar dos pacientes que sofrem de pressão alta”, afirma.


Todas essas vantagens e nutrientes são garantidos pela ingestão direto da fruta. A nutricionista contraindica tomar a versão de ‘caixinha’, por ser ultraprocessada para sua conservação.


“Para ser conservada em embalagens, a água de coco passa por temperaturas elevadas com o objetivo de eliminar microrganismos, assim como a necessidade de acréscimo de conservantes. Isso altera o gosto e a composição nutricional do alimento, promovendo perda de nutrientes”, informa.


Segundo ela, o paciente com diabetes pode e deve fazer ingestão de carboidratos e eles estão presentes na água de coco. A água de coco natural tem cerca de 5 gramas de carboidratos em cada 100ml da bebida, a profissional afirma que a medida cabe desde que feita de forma individualizada por um nutricionista.


Nossa pele também é influenciada diretamente pelo nível de hidratação. A profissional ressalta a importância de nos manter hidratados sempre e, principalmente, com a ingestão de água. “A água de coco pode ajudar a complementar a nossa hidratação diária, mas não deve ser a fonte principal”, conclui.


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