Submarino argentino desaparecido há um ano com 44 pessoas a bordo é encontrado

Empresa americana localizou embarcação a 800 m de profundidade, segundo autoridades do governo

Por: De A Tribuna On-line, com informações do Estadão Conteúdo  -  17/11/18  -  11:16
  Foto: Armada Argentina/Handout via Reuters

Autoridades do governo argentino informaram através do Twitter que o submarino Ara San Juan S-42, que estava desaparecido há um ano com 44 pessoas a bordo, foi encontrado neste sábado (17) pela Ocean Infinity, empresa americana contratada há dois meses para promover novas buscas.


No comunicado, a Armada do País informa que a embarcação está a 800 m de profundidade, a leste da Península Valdés, a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia, onde está o centro de operações que gerencia os trabalhos.


O anúncio havia sido precedido, na sexta-feira (16), pela notícia de que um novo "ponto de interesse" com dimensões similares às do submarino havia sido encontrado pela empresa. Após investigar com um ROV, um tipo de veículo subaquático operado remotamente, a suspeita foi confirmada. Por conta da descoberta, a empresa receberá US$ 7,5 milhões.



Desde que o submarino havia sumido, em 15 de novembro do ano passado, familiares dos tripulantes pressionavam o governo por continuar promovendo buscas, que inicialmente eram feitas com o barco norueguês Seabed Constructor, sem sucesso.


Em setembro, deu-se início a expedição com a Ocean Infinity, que chegou a anunciar o abandono das buscas. Mas recuou na decisão após encontrar o "ponto de interesse", nessa quinta. Segundo a Armada, todas as famílias dos tripulantes já foram avisadas da localização do submarino.


Logo A Tribuna
Newsletter