Santos realiza 19º Concurso Estadual de Café

Evento, realizado pela Associação Comercial de Santos, é também vitrine para pequenos municípios entenderem melhor seu potencial e a importância dos cafés paulistas

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/10/20  -  05:30
Ao todo 69 lotes foram analisados pelos especialistas
Ao todo 69 lotes foram analisados pelos especialistas   Foto: ACS/Divulgação

A Associação Comercial de Santos (ACS) realizou, nesta quarta-feira (28), a etapa de provas do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. Em função da pandemia, o número de árbitros este ano foi reduzido de nove para cinco.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os  cinco árbitros que participaram das análises para eleger o melhor produtor do grão no Estado paulista respeitaram os protocolos determinados pelos órgãos de Saúde e utilizaram máscara, álcool em gel e distanciamento social.


O presidente da Câmara Setorial de Café e presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira destacou que o evento  serve muitas vezes como vitrine para os pequenos municípios do Estado de  São Paulo. “ Primeiro para os condutores conhecerem o produto que têm na mão, e, segundo, para levantar o potencial de cada município mostrando a importância dos cafés paulistas.”, explicou.


Ao todo, foram analisados 69 lotes. Sendo 33 da categoria natural, 17  de cereja & despolpados, 11  da microlote  e da nanolote, 8.  O resultado com os 10 finalistas será divulgado no dia 2 de novembro. Posteriormente, esses cafés serão leiloados.


O concurso tem sido apontado como importante ferramenta para melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, o que leva à melhoria do valor. Participaram também do evento o vice-presidente da ACS, Ronaldo Taboada, o diretor-executivo Marcio Calves, e o coordenador do concurso e analista de mercado, Eduardo Carvalhães. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter