Rússia manda avião com ajuda humanitária para os Estados Unidos

Vladmir Putin conversou com Donald Trump na segunda-feira (30) e o presidente americano se mostrou grato

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/04/20  -  18:15
Russia manda ajuda humanitária para os EUA
Russia manda ajuda humanitária para os EUA   Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP

Um avião Antonov-124 da Força Aérea russa partiu rumo aos Estados Unidos, nesta quarta-feira (1), com ajuda humanitária. A informação veio em um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia. Os Estados Unidos já têm mais de 4 mil pessoas mortas por conta do coronavírus.


Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o presidente russo Vladmir Putin teve uma conversa por meio de telefonema com Donald Trump na segunda-feira (30).


"Hoje, quando esta situação afeta o mundo inteiro sem exceção e se torna global, não há alternativa às ações que privilegiem a assistência mútua", disse Peskov na terça-feira (31), segundo o porta-voz, o presidente americano “aceitou a ajuda com gratidão”. O avião partiu com máscaras e equipamentos médicos.


Entretanto, Peskov afirmou que a Rússia espera em contrapartida à ajuda humanitária, "oferecendo ajuda aos americanos, o presidente Vladimir Putin supõe que quando os fabricantes americanos de equipamentos e material médico estiverem em condições, também vão ajudar a Rússia se for necessário", disse o porta-voz da presidência russa.


Moscou também propôs ajudar a Itália, o país europeu com mais casos do coronavírus.


A Rússia, onde o Covid-19 matou até agora 27 pessoas e contaminou mais de 2.700, enviou na semana passada aviões com virologistas, equipamentos médicos e de laboratório, além de sistemas de desinfecção móveis para a Itália, onde a Covid-19 matou mais de 12.400 pessoas.


*Com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter