Reino Unido mantém bloqueio até março

Áustria expande restrições até 7 de fevereiro

Por: Do Estadão Conteúdo  -  18/01/21  -  00:36
Aprovação da vacina da AstraZeneca pode acelerar fim das restrições no Reino Unido
Aprovação da vacina da AstraZeneca pode acelerar fim das restrições no Reino Unido   Foto: Reprodução/Unsplash

O relaxamento das restrições para combater a disseminação da covid-19 no Reino Unido não deve começar antes de março, indicou o secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, ontem. “O que queremos fazer é sair desse bloqueio nacional o mais rápido possível, o plano que eu descrevi é que no início da primavera, esperançosamente em março, estaremos em posição de tomar essas decisões”, disse Raab, em entrevista à Sky News. “Acho que é certo dizer que não faremos tudo em um big bang. À medida que encerrarmos o bloqueio nacional, acho que acabaremos adotando uma abordagem em camadas.”


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Inglaterra mergulhou em seu terceiro confinamento nacional em 5 de janeiro, com o fechamento do comércio de itens não essenciais e de escolas, exceto para um pequeno grupo de alunos. Os ministros sugeriram inicialmente que o bloqueio poderia ser amenizado em meados de fevereiro, com uma revisão das regras prevista para esta semana, mas a legislação permite que as restrições continuem até o fim de março. Isso gerou preocupações de muitos parlamentares conservadores, que pediram a Downing Street que fornecesse um roteiro para evitar o bloqueio nos próximos meses.


O primeiro-ministro Boris Johnson estabeleceu como meta dar a primeira dose da vacina a 14 milhões de pessoas, em sua maioria idosos e vulneráveis, até meados de fevereiro. Raab disse que a meta é vacinar todos os adultos até setembro. “Se pudermos fazer isso mais rápido, ótimo, mas esse é o plano”, disse. O chanceler se recusou a garantir que todos receberão a segunda dose da vacina em 12 semanas. Ele disse apenas que o governo “deveria ser capaz de cumprir isso”. Mais de 3,5 milhões de pessoas no Reino Unido receberam a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus, com 324 mil doses administradas no espaço de 24 horas.


Áustria


Na Áustria, por sua vez, o governo anunciou a extensão do bloqueio no país até 7 de fevereiro. O chanceler Sebastian Kurz disse ontem que algumas medidas também serão reforçadas, como resultado das variantes mais infecciosas que foram detectadas pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul.


Segundo ele, a partir de agora, as pessoas serão solicitadas a ficar dois metros de distância em vez de um metro. E a partir do próximo dia 25, as pessoas também deverão usar máscaras de proteção completas no transporte público e nas lojas, em vez de apenas coberturas faciais de tecido.


O atual bloqueio da Áustria, o terceiro desde o início da pandemia, começou em 26 de dezembro e terminaria no dia 24.


Logo A Tribuna
Newsletter